segunda-feira, 25 de setembro de 2017

NEGRER e Departamento de Educação da URCA realizam o VIII Artefatos da Cultura Negra

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER e o Departamento de Educação da URCA convidam a comunidade acadêmica para participar do VIII Artefatos da Cultura Negra que acontecerá no período de 26 a 30 de setembro DE 2017

O VIII Artefatos da Cultura Negra acontecerá no período de 26 a 30 de setembro de 2017 com o tema “Educação, Justiça Social e Demandas Contemporâneas”. O evento é uma realização do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais NEGRER– Departamento de Educação – URCA, do Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC, da Universidade Federal do Cariri – UFCA e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE/Juazeiro do Norte.

O Congresso Artefatos da Cultura Negra configura-se enquanto importante espaço de formação nas temáticas da Africanidade e Afrodescendência no Cariri cearense, e um caminho de enfrentamento às práticas e conceitos racistas historicamente construídos, uma vez que apresenta abordagens propositivas e potencializadoras de processos de empoderamento a cada edição.

O evento tem estabelecido interlocução com as reivindicações de combate ao racismo institucional, da implementação de ações afirmativas para a população negra, dos processos de formação docente, das necessidades das universidades revisarem as bases epistêmicas dos seus currículos, dentre outros.

Pretende-se, com a realização do VIII Artefatos da Cultura Negra, fortalecer espaços de reflexão das principais demandas da população negra na contemporaneidade, bem como construir uma agenda propositiva que aponte caminhos para a superação das desigualdades e construção de uma realidade que positive a importância da África e do povo afrodescendente na construção da sociedade brasileira.

Nesta edição participarão professores da UFRRJ, UFF, UFBA, UFES, UEBA, URCA, UFC, UFCA, integrantes dos movimentos sociais e dos grupos culturais da região. A programação estará distribuída em 04 polos: UFCA Brejo Santo, UFCA Juazeiro do Norte, IFCE Juazeiro do Norte e URCA Pimenta e contará com 13 mesas redondas, 31 oficinas pedagógicas, 11 apresentação culturais, a Feira de Economia Solidária e 100 trabalhos serão apresentados em 07 simpósios temáticos que versam sobre: a história dos afro-brasileiros e seu ensino, religiosidade de matriz africana, gênero e relações raciais, patrimônio cultural afro-brasileiro, ações afirmativas para a população negra, arte e novas tecnologias de difusão da negritude, racialização, colonialidade e ciências humanas.

Na URCA as atividades terão início na quinta-feira, dia 28, às 08h, com a conferência “Genocídio Negro: a Negação da Dor e os Caminhos da Resistência”, que será proferida pela Professora Dra. Ana Luiza Pinheiro Flauzina, da UFBA.

 A PROGRAMAÇÃO ESTARÁ DISTRIBUÍDA DA SEGUINTE FORMA

Dia 25 de setembro – Credenciamento para o público local URCA

Dia 26 de setembro – Programação na UFCA Brejo Santo

Dia 27 de setembro – Programação no IFCE e UFCA Juazeiro do Norte

Dia 28 de setembro – Programação na URCA Pimenta e UFCA Juazeiro do Norte

Dia 29 de setembro – Programação na URCA Pimenta

Dia 30 de setembro – Programação na URCA Pimenta

Obs. O credenciamento acontecerá na URCA todos os dias, na sala do NETED, corredor do Curso de Pedagogia.

Nenhum comentário: