quarta-feira, 8 de março de 2017

Jovem de Juazeiro supera acidente, passa em medicina e se torna inspiração

O enfermeiro Thiago Barros, 25, natural da cidade de Juazeiro do Norte, a 493 quilômetros de Fortaleza, é um verdadeiro exemplo de dedicação aos estudos e superação. Após sofrer um acidente de moto, que ocasionou a amputação de uma das pernas, o cearense foi aprovado na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2º lugar, para o curso de medicina, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Estudante de escola pública, Thiago descobriu a paixão pelo livros ainda na infância, segundo a mãe Valdenira Ferreira de Sousa Barros. "Desde pequenininho que ele tem essa paixão pelos estudos. Aliás, quando eu levava ele pequenininho, na escola, que ele sempre estudou de manhã, quando chegava em casa eu ia colocar almoço, ele pegava a bolsa e estirava os cadernos no chão, queria logo fazer a tarefinha", relembra.
Além de gostar de estudar, Thiago também descobriu a paixão pela área da saúde. Cursou faculdade de enfermagem e de ciências biológicas. Em 2012, se inscreveu no programa do governo federal Ciências Sem Fronteiras, foi selecionado em primeiro lugar no Ceará e passou um ano estudando na Itália.

"Lá eu tive a a oportunidade de fazer estágios nos hospitais de referência, que foi na cidade de Roma. Cursei disciplinas também, fiz avaliações no estilo deles, no modelo europeu. A bagagem cultural que eu trouxe de lá, acho que foi a maior riqueza de todas", afirma Thiago.

Quando voltou da Europa, Thiago fez mestrado e passou em um concurso público no Estado de Pernambuco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes. A conquista o levou a alimentar um sonho ainda mais ousado: o de se tornar médico. "Assim que eu fui convocado nesse concurso, foi aí que eu disse: 'Agora é a hora de eu entrar no meu cursinho pré-vestibular e tentar realmente meu sonho'", conta o jovem.

O sonho foi adiado em abril de 2016, quando Thiago sofreu um acidente de moto no Recife. Quase um ano depois, Thiago voltou à terra natal pra passar alguns meses com a família, até embarcar no sonho de cursar medicina. Para ele, o egresso no curso é um recomeço. "É uma nova etapa, novo caminho para traçar, novos obstáculos a vencer. Mas estamos aí, preparado, porque o sonho maior é o que vale, que é ser médico", declara.

Para a mãe, Thiago é um verdadeiro exemplo de dedicação. "Agradeço todo dia por Deus ter me dado essa bênção. Eu tenho três filhos, todos três são uma benção, mas ele é bem desenrolado. Quando ele quer uma coisa, ele consegue".

Apesar dos quilômetros de distância que irão separar Thiago da família, o pai Cícero da Silva Barros, funcionário público, apoia e torce pelo filho. "Como é um sonho que ele sempre quis, eu vou encarar na normalidade. Ele procurando o sonho dele, eu trabalhando e a gente podendo ajudar do jeito que pode. Não vai faltar oportunidade da gente se reencontrar", disse.

Em agosto, Thiago começa a escrever um novo capítulo dessa história de superação e busca alcançar voos ainda mais altos.

Nenhum comentário: