quinta-feira, 2 de março de 2017

Horto do Padre Cícero não faz parte de territórios que trocarão de cidades no Cariri, alerta IBGE

Circularam nas redes sociais, na semana passada, informações de que a cidade de Juazeiro do Norte perderia diversos territórios para os municípios vizinhos de Barbalha, Crato, Missão Velha e Caririaçu. Esses boatos deixaram algumas pessoas preocupadas, já que até o horto do Padre Cícero, principal ponto turístico da região, havia entrado na lista de lugares que deixariam de ser administrados por Juazeiro.

Esclarecimento
Em entrevista exclusiva à Rede Jangadeiro FM, técnicos e autoridades esclareceram o fato. O horto continuará em Juazeiro do Norte, além do aeroporto e o bairro Betolândia.

O que acontece na verdade é que o Governo do Estado realiza estudos de georreferenciamento e atualização das divisas dos municípios cearenses. De acordo com o chefe da unidade estadual do IBGE, Francisco Lopes, com a divisão dos municípios atualizadas, algumas localidades que Juazeiro julgava estar sob sua administração eram de cidades vizinhas.

Francisco ressalta que os territórios não foram tirados de Juazeiro, mas sempre foram de outras cidades, e que isso era desconhecido.

Bairros “errados”
Dentre a parte do território que Juazeiro do Norte administrava erroneamente está uma parcela do Campus da Universidade Federal do Cariri, uma parte do bairro Campo Alegre, a nova Cadeia Pública e alguns loteamentos, que passarão, em sua maioria, para Crato e Barbalha.

Os estudos ainda seguem, mas o projeto de limite de 129 municípios já foi aprovado pelo governador Camilo Santana, incluindo as divisas entre as cidades do Cariri. Mesmo já aprovado, o deputado estadual Doutor Santana (PT) afirma que vai levar de volta o debate à Assembleia Legislativa, já que Juazeiro do Norte poderia perder em arrecadação.
Acordo entre cavalheiros

No caso de municípios não aceitarem os novos limites, Francisco Lopes esclarece que os prefeitos podem realizar acordo entre si, para tentar uma redefinição.

O vereador do Crato Roberto Anastácio (PTN), conhecido como Bebeto, defende que o critério histórico seja utilizado, e o que de costume estava sob responsabilidade de Juazeiro, continue na cidade, assim como o que já fazia parte da administração do Crato. Ele ressalta que o assunto deve ser resolvido com calma e diplomacia entre as cidades.

Lei ultrapassada
Os estudos para definição dos limites dos demais municípios continuam sob o IBGE, em parceria com a Assembleia Legislativa. O projeto visa atualizar os dados referentes às dividas das cidades, já que a última lei aprovada foi em 1951.
Em nota, o prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil, diz que, de nenhum modo, a lei foi criada para prejudicar os habitantes do perímetro Crajubar, e que pretende se reunir com representantes das cidades vizinhas para viabilizar as melhores condições para todas as cidades.

Nenhum comentário: