segunda-feira, 13 de março de 2017

Banco do Nordeste terá circuito sobre bandas de pífanos


Projeto abrange apresentações musicais, palestras e lançamento de livros em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa, no mês de março

A tradição das bandas de pífanos está em alta e ganha importante espaço nos centros culturais do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, no mês de março. O projeto, desenvolvido pela Página 21, do Recife, faz parte do esforço para que os grupos sejam reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil.

Agendado para os centros culturais do BNB de Fortaleza e Juazeiro do Norte no Ceará e Sousa na Paraíba, o projeto engloba apresentações de bandas cearenses e paraibanas, rodas de conversas com mestres pifeiros e lançamento de livros que mapeiam a expressão cultural do pífano no sertão e no agreste de Pernambuco.

As atividades começam com a apresentação da pesquisa Bandas de Pífanos – do mapeamento à salvaguarda e o lançamento dos volumes Pífanos do Sertão e Pífanos do Agreste, publicados pela Página 21, com a presença dos autores e de um representante do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) - a instituição responsável pelo reconhecimento de expressões como Patrimônio Cultural.

Em seguida ocorre a realização de uma palestra com os pesquisadores e mestres do pífano, finalizando com a apresentação das bandas.

O circuito tem início no Centro Cultural BNB de Fortaleza, dia 21/03, às 15 horas, em que a banda convidada será a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto do Crato – CE.

Dia 23/03 às 17 horas é a vez do Centro Cultural BNB de Juazeiro do Norte, com a participação da Banda Cabaçal Santo Antônio de Juazeiro do Norte – CE.

Por fim, a Banda Cabaçal São Sebastião, de São José das Piranhas , no sertão paraibano, faz o show no Centro Cultural BNB de Sousa, dia 25/03 às 17 horas.

Todos os eventos terão a participação do historiador Eduardo Monteiro e dos produtores culturais Amaro Filho e Claudia Moraes, responsáveis pela pesquisa, além dos integrantes das bandas envolvidas e de um representante do Iphan.
Todas as atividades terão registro audiovisual e fotográfico, que posteriormente será disponibilizado no site:
 www.tocandopifanos.com

O projeto foi aprovado no Edital de Seleção de Projetos Culturais 2016, Incentivados pela Lei Rouanet, para ocupação dos espaços dos centros culturais do Banco do Nordeste.

Serviço:

- O circuito tem início no Centro Cultural BNB de Fortaleza, dia 21/03, às 15 horas, em que a banda convidada será a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto do Crato – CE.

- Dia 23/03 às 17 horas é a vez do Centro Cultural BNB de Juazeiro do Norte, com a participação da Banda Cabaçal Santo Antônio de Juazeiro do Norte – CE.

- Por fim, a Banda Cabaçal São Sebastião, de São José das Piranhas , no sertão paraibano, faz o show no Centro Cultural BNB de Sousa, dia 25/03 às 17 horas.

Contato: 
- Claudia Moraes: claudia@pagina21.com.br – (81) 988719267









Nenhum comentário: