terça-feira, 24 de março de 2015

Parabéns, Padre Cícero!

Esta foto antiga mostra a comemoração de um dos últimos aniversários do Padre Cícero.
Juazeiro mais uma vez comemora neste 24 de março o aniversário do seu maior benfeitor, o seu grande prefeito Padre Cícero Romão Batista. Nada mais justo e merecido para o homem que tanto fez por esta cidade. 
 O que fez ele
Muita gente não sabe o quanto Padre Cícero fez pelo Juazeiro. Por isso vamos relembrar alguns melhoramentos trazidos por ele  durante o longo período em que esteve como prefeito do município.
Transporte.  Doou os terrenos para construção do aeroporto e da estação ferroviária.
Educação. Inaugurou escolas e ajudou financeiramente para instalação de escolas particulares, como a Escola Normal Rural, Colégio O Pedagógico (dirigido pelo professor José Marrocos) e Colégio Salesiano.
Indústria e comércio.  Estimulou a vinda de empresas poderosas como as lojas A Pernambucana, criação de uma fábrica de sinos e relógios de torre, usinas de beneficiamento de arroz e algodão e instalação de motor de geração de energia elétrica.
Esporte, cultura e lazer. Doou terreno para construção de campos de futebol, adquiriu instrumentos musicais para formação de bandas, comprou instrumentos musicais para uma escola de música e custeou as despesas da professora Neném Mamede que frequentou uma escola de música no Rio de Janeiro e depois passou a ministrar aulas de música para a juventude juazeirense. 
Abastecimento d´água. Conseguiu junto ao governo do estado a vinda de uma máquina perfuratriz para cavar quatro poços artesanais, os quais até hoje existem, sendo assim localizados: Praça Padre Cícero, Praça Monsenhor Esmeraldo (no Bosque), prédio da na antiga Usina José Bezerra, na rua do Seminário e Mercado Central.  
Deve-se também ao Padre Cícero o estímulo necessário para expansão da ourivesaria, literatura de cordel e artesanato. Ele fincou as bases possibilitaram o crescimento de Juazeiro. Foi ele quem colocou o nome desta cidade no mapa do Brasil. As romarias que ele estimulou são até hoje uma das grandes bases do progresso de Juazeiro.  É por isso que até hoje ele é considerado como o maior de todos os prefeitos de Juazeiro. 
Parabéns, Padre Cícero. E obrigado por tudo!

Nenhum comentário: