quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

NADA SUBSTITUI 0 TALENTO: MORADOR DE RUA FAZ SUCESSO ESCULPINDO IMAGENS SACRAS NAS CALÇADAS E PRAÇAS DE JUAZEIRO DO NORTE (REPORTAGEM DE LUIZ PALMEIRA)

Natural de Caririaçu, ele caminha para 50 anos de vida com muitas histórias para contar e a experiência de quem aprendeu muito depois de passagens pelo Rio de Janeiro, São Paulo e de volta ao Cariri, encontrou em Juazeiro do Norte o lugar quase perfeito para continuar a batalha incansável pela sobrevivência.
Filho dos agricultores Juvenal Jose de Freitas e Maria Alves de Freitas, já falecidos e naturais do sitio Tataíra - em Caririaçu -Tadeu Alves de Freitas fez das calcadas da cidade o seu atelier de forma bem natural. Basta um pouco de areia, cimento, gesso, madeira ou barro, para ele esculpir imagens sacras, de excelente qualidade, a exemplo de outros artesãos e “santeiros” de Juazeiro do Norte.
Sua última obra retrata Jesus Cristo e uma cruz, exposta na calcada de uma concessionaria de veículos no cruzamento das Ruas Pio X com Delmiro Gouveia, bairro Salesianos.
DADUE e o nome artístico do homem separado, pai de dois filhos, que carece de ajuda para fazer a barba, cortar o cabelo, vestir uma roupa nova e, quem sabe, conquistar um emprego.
Esta reportagem mostra, mais uma vez, que entre tantos dependentes químicos e andarilhos que circulam pelas ruas e praças da “Capital das Romarias” também têm artistas e neste caso o caririaçuense é, magnificamente, um exemplo deles.
ENDERECO DE DADUE - Ruas e praças de Juazeiro do Norte, especialmente a do Santuário Sagrado Coração de Jesus - dos padres Salesianos, além da Rua Pio X esquina com Delmiro Gouveia.




Um comentário:

Glória Maria disse...

parabens pela postagem realmente é uma maravilhA , que pena que nao é visto por nossos gonvernantes daria um professor de artes de maos cheias ,mas em Deus esperamos um milagre