terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória é elevado à dignidade de Abadia

Saiu no site: www.miseria.com.br
Demontier Tenório Foto:Agência Miséria

Após comemorar 10 anos de chegada a Juazeiro do Norte, uma boa notícia foi dada nesta segunda-feira para o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória localizado no bairro Tiradentes. A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada do Vaticano anunciou sua elevação à dignidade de Abadia. A informação foi transmitida pela Diocese de Crato, coincidindo com o dia consagrado a Santa Escolástica, que foi irmã gêmea de São Bento e fundadora do primeiro mosteiro feminino do mundo ocidental.

Segundo informações chegadas à redação do Site Miséria, o pedido de elevação do Mosteiro das Irmãs Beneditinas de Juazeiro à categoria da Abadia partiu das próprias monjas e teve o apoio do bispo Dom Fernando Pânico. Coube ao mesmo enviar uma carta ao Papa Francisco no dia 24 de junho do ano passado e, ontem, obteve a resposta positiva do decreto assinado pelo Cardeal dom João Braz Aviz, que é o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

Desta forma, deixa de ser uma simples casa de monges/monjas consagradas, mas dependendo de outra casa superior da ordem, para se tornar num grupo superior a 15 religiosos governado por um abade ou abadessa líder da comunidade e dirigindo com a dignidade de pai ou madre espiritual. A liturgia da elevação do mosteiro à abadia vai ser presidida pelo bispo dentro das comemorações do centenário de criação da Diocese de Crato.

Procedente de São Cristóvão (SE), onde foi fundado em 21 de novembro de 1982, é vinculado ao Mosteiro de Nossa Senhora do Monte de Olinda (PE) e a chegada em Juazeiro ocorreu em maio de 2003 por decisão das monjas da Ordem de São Bento. Hoje é um dos mais belos do Nordeste e fica situado na Rua Damião Pereira da Silva (Tiradentes), tendo ganhado, recentemente, uma bonita capela. As Monjas Beneditinas são fiéis adeptas do lema “Oração e Trabalho” tão bem difundido pelo Padre Cícero.

A Madre Prioreza é a Irmã Maria Aparecida do Couto e ela lembra com bastante carinho a concorrida festa de inauguração do Mosteiro em Juazeiro que, como disse, se deu graças a uma sucessão de milagres que tem feito o dinheiro para as obras aparecer. Além das atividades religiosas normais, o Mosteiro mantém uma lojinha para venda de livros, artigos religiosos, souvenirs, licor e biscoitos bricelete, bem como uma hospedaria, cuja diária inclui refeição completa.

Nenhum comentário: