segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Falecimento da professora Terezinha Barbosa

Faleceu às 4h30min, de hoje, nesta cidade, aos 86 anos de idade,  a conhecida professora Terezinha Menezes Barbosa, de tradicional família caririense. Pessoa bastante conhecida nos meios sócioeducacionais de Juazeiro do Norte, dona Terezinha deixa um grande legado de bons serviços prestados à comunidade juazeirense nas mais distintas áreas em que atuou, razão por que o seu falecimento deixa lacuna e saudade.
O corpo está sendo velado no Círculo Operário  São José. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Socorro, às 17 horas, após a celebração (marcada para as 16h) de missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Conforme dados extraídos do livro Mulheres de Juazeiro, de Raimundo Araújo “Terezinha Menezes Barbosa - Nasceu em Juazeiro do Norte, no dia 06 de dezembro de 1927. E filha do Sr. José Barbosa dos Santos e da Sra. Francisca de Menezes Barbosa. São seus irmãos: Geraldo Menezes Barbosa, Joao Batista de Menezes Barbosa, Walter Menezes Barbosa, Jose Menezes Barbosa, Ivone Barbosa Freitas, Ana Menezes Santana e Dadiê Menezes Barbosa.

Escolaridade
Curso Primário no Colégio Visconde do Rio Branco em Fortaleza, Curso Ginasial na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, Curso Normal na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte e o Curso Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte.

Cursos de aperfeiçoamento
Curso de Secretária de Ensino de 1° e 2° Graus - CAD no MEC, Curso de Artes Industriais - CADES - Ministério da Educação, Curso de Especialização em Alfabetização e Atualização Psicopedagógico do Homem Normal - Recife-PE, Curso Teórico e Prático da Psicologia - Escola Brasileira de Psicossíntese, Curso Sobre Metodologia da Linguagem Aritmética e Recreação pela SEC, Curso de Recreação e Jogos - Secretaria de Educação do Ceará, Curso de Relações Humanas (CEPRON - Fortaleza - Ceará, Curso de Técnica de Arquivo - Fundação Padre Ibiapina - Crato - Ceará, Curso de Dinâmica de Grupo pela SEC - Fortaleza - Ceará e Curso de Aperfeiçoamento para Professores.

Atividades exercidas
Diretora do Instituto do 1° Grau Paulo Sarasate, Secretária da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte, Professora da Cadeira de Jogos e Recreações da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, Tesoureira da Associação dos Empregados no Comércio de Juazeiro do Norte, Bibliotecária da Associação dos Empregados no Comércio - 1952 - personagem da Arte Cênica do Teatro-Escola de Juazeiro do Norte - 1953 - Diretora do Curso de Arte Dramática da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte - 1955 - Membro do Teatro-Escola de Juazeiro do Norte, onde participou de várias peças teatrais. Presidente Comitê Pró-Construção do Santuário do Coração de Jesus no ano de 1965, Secretária da Sociedade de Auxílio aos Mendigos, no ano de 1968, Preside do Oratório Festivo Feminino Dom Bosco, no ano de 1969, Membro Serviço de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte no ano de 1980, Presidente do Clube de Mães da Vila São José, no ano 1983 e, finalmente, Professora da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte desde o ano de 1960, quando se aposentou, após 25 anos de magistério ininterruptamente. Foi também integrante do Corpo administrativo da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte. Os Cursos, os Certificados e as atividades exercidas pela Professora Terezinha Menezes Barbosa, são um atestado eloquente da força de vontade de uma pessoa determinada, de uma pessoa comprometida consigo mesma.”

2 comentários:

lu bezerra disse...

Sinto profundamente pela PARTIDA de dona TEREZINHA BARBOSA, minha professora querida!!
O meu freterno e carinhoso abraço à familia MENEZES BARBOSA, pela qual tenho profundo afeto.
Lu Bezerra - Tampa-Florida

Unknown disse...

D. Terezinha foi minha diretora quando eu cursava o primário na escola Paulo Sarasate; Também foi minha professora da cadeira de Jogos e Recreação quando eu cursava o Normal Rural. Depois de formada, no início do meu magistério, fui professora na mesma escola Paulo Sarasate na qual ela ainda era diretora.Ela deixou saudades. meus sentimentos à toda a família.