terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Milagre em Joaseiro - lançamento foi sucesso

Foto de Cícero Valério/Agência Miséria
Foi um sucesso o lançamento da terceira edição brasileira do livro Milagre em Joaseiro, do historiador americano e cidadão juazeirense Ralph Della Cava, solenidade realizada na noite de ontem no Teatro Patativa do Assaré, do SESC, cujas dependências estavam totalmente lotadas. Antes do lançamento da obra o público presente foi contemplado com um bonito concerto com o conhecido cantor, compositor e instrumentista Afonso Gadelha e Daniel Sobreira, músico, arranjador e instrumentista, filho do economista juazeirense Geová Sobreira, o grande anfitrião do evento. A participação musical dos artistas foi brilhante e recebeu efusivos aplausos da plateia. 
Geová usou da palavra para explicar os motivos que o levaram a pensar na publicação de uma nova edição do livro Milagre em Juaseiro e como se arregimentou com os amigos professores Eduardo Diathay Bezerra de Menezes e Renato Casimiro para viabilizar o empreendimento. 
Coube ao professor Renato Casimiro, amigo particular do autor, fazer a apresentação da obra, o qual em brilhante pronunciamento destacou que “Milagre em Joaseiro lançou novos olhares sobre esse universo e o despertar em torno do sentimento dos fatos miraculosos em Juazeiro, ajuntando  estudos importantes em torno desse movimento religioso e popular de grande amplitude”. Fez ainda um relato minucioso da chegada do escritor americano a Juazeiro do Norte, em 1964, relembrando emocionado o primeiro contato com ele, no Ginásio Salesiano São João Bosco, local onde Ralph se debruçou sobre os arquivos do Padre Cícero ali existente. Por fim, falou o autor que, num discurso breve mas cheio de emoção, agradeceu a acolhida recebida desde o primeiro momento em que pisou o solo sagrado de Juazeiro e ressaltou agradecimento especial aos amigos Renato, Geová e Diathay pela participação deles no projeto que viabilizou a publicação do seu livro pela editora Companhia das Letras. As boas-vindas a Ralph foram dadas pelo prefeito Raimundo Macedo. A solenidade foi encerrada pelo competente cerimonialista João Hilário  que convidou os presentes para a sessão de autógrafos da obra pelo autor. Aí foi outro grande momento de emoção, a grande culminância do acontecimento quando todos que compraram o livro receberam além do autógrafo um abraço carinhoso de Ralph, numa demonstração evidente da sua simpatia e simplicidade. Sempre que vem a nossa cidade ele é recebido com muito carinho pela sua grande legião de admiradores e a isso ele retribui efusivamente. Ralph Della Cava é um cidadão juazeirense que dignifica esta cidade. Um orgulho para  todos os juazeirenses. Juazeiro nunca lhe será suficientemente grato por tudo o que ele fez no tocante à projeção dos nomes da cidade e do Padre Cícero no cenário internacional. Foi graças ao livro Milagre em Joaseiro que Padre Cícero passou a ser estudado pelas universidades do Brasil e do Exterior.  Num tempo em que a bibliografia em torno do Padre Cícero  se montava numa dicotomia em que numa vertente se achavam os autores que eram radicalmente contra e na outra os que eram totalmente a favor, ambas com muita paixão, Ralph se impôs com sua obra imparcial, marcando a inauguração de uma nova ótica de observação do fenômeno e dos acontecimentos que estão agregados à história de Juazeiro e do Padre Cícero. Milagre em Joaseiro pela densidade do conteúdo, pela profundidade da pesquisa e pela forma da exposição dos fatos é até hoje o livro-base para melhor compreensão do milagre de Juazeiro.
Fotos de Pautília Ferraz





Inaugurado busto da Beata Maria de Araújo

Com a presença de autoridades, pesquisadores, historiadores e convidados especiais, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo inaugurou na segunda-feira (17) o busto em homenagem a Beata Maria de Araújo, que está fincado na Praça do Marco Zero. Em breve, a praça vai receber o nome da religiosa. A homenagem é um reconhecimento do Município ao centenário de morte de Maria de Araújo completado no dia 17 de fevereiro. Segundo o prefeito Raimundo Macedo, a homenagem é mais do que justa a uma mulher que faz parte da história da cidade. “Sem Maria de Araújo não haveria o milagre da hóstia. Sem a hóstia, Padre Cícero não teria fundado Juazeiro. Essa cidade precisa resgatar e enaltecer com homenagens nomes importantes de sua história que foram esquecidos”, disse o prefeito. (ASCOM/PMJN) (Fotos de Pautilia Ferraz)
Escritor Raimundo Araújo lendo seu discurso de agradecimento em nome da família da beata

Raimundo Araújo e demais familiares da beata



Nenhum comentário: