sábado, 31 de agosto de 2013

Aureliano Pereira: 125 Anos

Amanhã, 1º de setembro a família do romeiro alagoano Aureliano Pereira da Silva comemora os 125 anos do seu nascimento. Esse romeiro chegou ao povoado de Juazeiro com seus pais numa romaria, com idade de apenas sete anos. Cresceu sob as bênçãos e orientações do Padre Cícero, tornando-se pessoa da inteira confiança desse sacerdote e seu particular amigo.
  Foi orientado pelo Padre Cícero a ser comerciante, atividade que exerceu com dignidade por mais de cinquenta anos na terra que tanto amava e ajudou a crescer.
  Em alguns logradouros públicos desta cidade existe hoje marcos da presença de Aureliano, através de homenagens que lhe foram prestadas pela administração municipal de várias décadas, como por exemplo:
Rua Aureliano Pereira da Silva, bairro Novo Juazeiro, criada pela Lei nº 819, de 17/10/1980;
Avenida Aureliano Pereira da Silva, bairro Mons. Fco. Murilo de Sá Barreto (antigo bairro Brejo Seco), criada pela Lei nº 4018, de 11/07/2012;
Bairro Romeiro Aureliano Pereira, desmembrado do bairro Três Marias, criado pela Lei nº 4112, de 06/11/2012; e
Estacionamento para romeiros Aureliano Pereira da Silva, no bairro Centro, ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros, criado pela Lei 4143, de 17/12/2012.  

  No Museu Vivo do Horto está imortalizado como um dos personagens, sentado ao lado do Padre Cícero, na mesa de café da manhã, no momento histórico em que recebia deste sacerdote a profecia de que seria pai de 36 filhos, profecia que se concretizou no ano 1956, com o nascimento de Francisco Gondim Pereira, advogado, consultor em direito imobiliário e corretor de imóveis.

  A figura do Romeiro Aureliano no Museu Vivo do Horto, inaugurado em 1999, representa todos os romeiros que constituem a Nação Romeira, como o saudoso Mons. Murilo denominava os romeiros da Mãe das Dores e do Padre Cícero. É pois uma homenagem da administração municipal a essa gente que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento da cidade que se tornou a capital da fé do povo nordestino.

Nenhum comentário: