quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Secretaria de Cultura escolhe as comissões para comemorar quatro datas centenárias em 2014

A Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte definiu na manhã desta terça-feira (27), as comissões que ficarão encarregadas de trabalhar para a realização de quatro eventos que em 2014 irão completar 100 anos. São eles: centenário da guerra de 1914, que ficou popularmente conhecida como a "Sedição de Juazeiro"; o centenário de morte da Beata Maria de Araújo, o centenário da emancipação com status de cidade de Juazeiro do Norte, e por último; o centenário de instalação da comarca de Juazeiro do Norte.

O objetivo da Secretaria de Cultura é comemorar com exposições, fotografias, filmes, histórias em quadrilha e homenagens diversas cada personagem que ajudou a construir a história de Juazeiro do Norte. O prefeito Raimundo Macedo garantiu total apoio ao projeto e ainda disse não medir esforços para assegurar recursos na iniciativa privada e nos governos estadual e federal. " O que faltar será a contrapartida do município", assegurou Raimundão.

A primeira data a ser comemorada é relativa ao centenário da guerra de 1914. O evento acontecerá no próximo dia 8 de dezembro quando será lembrada a chegada das tropas vinda da capital para o Crato e Barbalha, com o objetivo de invadir Juazeiro do Norte e prender Padre Cícero.

A segunda será no dia 17 de janeiro quando serão completados 100 anos da morte da Beata Maria de Araújo. Em julho serão comemorados o centenário da emancipação de Juazeiro com status de cidade e a instalação da primeira comarca de Juazeiro do Norte.

O prefeito Raimundo Macedo esteve à frente da reunião e foi escolhido como presidente de honra da Comissão. O professor e historiador Jeová Sobreira será o presidente executivo e a secretária de Cultura, Marli Bezerra foi escolhida coordenadora geral das comissões.

Durante a reunião foram criadas as seguintes coordenações: Mídia e Divulgação, com os coordenadores Marco Valério, Shesmman Alencar e Neirivam Sampaio. Coordenação Executiva, que terá Solange Cruz, Luciana Dantas e o professor Raimundo Araújo como coordenadores. E por último, a Comissão da Educação, que será formada por Daniela Medina e Carla Fernanda.

A próxima reunião do grupo está prevista para as 9 horas do próximo dia 5 de setembro, na sala da Biblioteca do Memorial Padre Cícero.

Nenhum comentário: