domingo, 24 de junho de 2012

Teremos que conviver com a insegurança?


            Juazeiro do Norte e o Cariri têm acompanhado todo o crescimento econômico do país nestes últimos anos. Faculdades, shoppings, restaurantes sofisticados, prédios imponentes vão modificando a paisagem provinciana para um aspecto metropolitano. Um desenvolvimento que enche de orgulho a sua população.
            Contudo, aliados aos benefícios do crescimento urbano, estão vindo no “pacote” grandes males observados em praticamente todas as metrópoles brasileiras. Dentre alguns, podemos citar a sujeira, o trânsito caótico, e, principalmente, a insegurança.
            Assassinatos, roubos e agressões corporais estão se tornando rotina no noticiário local. O juazeirense está sendo surpreendido pelas ações da bandidagem. Nem os tradicionais locais públicos são poupados.
            Recentemente fomos obrigados a assistir atônitos a um duplo assassinato em plena Praça Feijó de Sá. Agora acordamos e ficamos estarrecidos com a notícia de um arrastão promovido por assaltantes num restaurante próximo ao limite entre Juazeiro e Barbalha.
            Não poderemos mais passear à noite com nossas famílias? Teremos que nos acostumar a receber um revólver na cabeça enquanto estamos num momento de lazer?
            E por que acontece esta escalada da insegurança? As condições de vida da população estão melhorando. O Brasil agora oferece mais emprego e mais acesso à educação. Claro que o nível do ensino público ainda não é o ideal, mas vem avançando. Seria o tráfico de drogas? Ou a ganância por dinheiro fácil?
            De certo apenas sabemos que as recentes políticas de segurança, como o Ronda do Quarteirão, não têm inibido a ousadia dos bandidos. O que fazer? Mais viaturas, mais delegacias? Deixemos a resposta somente para nossos gestores? O debate por soluções é longo e deve envolver todos os segmentos da sociedade. Infelizmente o crime está banalizado, o valor material é sempre colocado como prioridade. Devemos resgatar em nossas crianças o valor da vida! Os valores morais e da família!


2 comentários:

Mauricio Xavier disse...

A meu ver, o maior problema da insegurança, são leis fracas e MAL APLICADAS pela Justiça

Anônimo disse...

Todos os fatores mensionados levam à insegurança, principalmente o descaso com que os crimes são tratados.Acostumar a viver em uma sociedade violenta é o pior que pode nos acontecer...e infelizmente, é o que está acontecendo.Os crimes só são investigados e punidos quando são muito graves e comove a sociedade ou quando se trata de uma vítima que goza de status sociais, se não o bandido fica solto e a vítima presa nos grilhões do medo...a justiça precisa fazer uma autocritica.O menor crime é um crime e tem que ser punido.