terça-feira, 19 de junho de 2012


1970: Juazeiro em retrospectiva

JUAZEIRO DO NORTE (Daniel Walker- Correspondente) - O ano de 1970 assinalou em Juazeiro do Norte a inauguração de novas entidades, visitas de personalidades, alguns espetáculos artísticos, eleições de novas diretorias de entidades e clubes de serviços, inaugurações de obras públicas, morte de pessoas conhecidas e o começo de uma estiagem que tende a prosseguir pelo ano novo. A re- portagem deste jornal sempre atenta aos grandes acontecimentos, apresenta, agora, uma resenha dos principais acontecimentos ocorridos em Juazeiro durante o ano recém-findo.
ACONTECIMENTOS MARCANTES
A inauguração do Estádio Olímpico Romeirão é na opinião geral o maior acontecimento do ano de 1970. Depois seguem a inauguração do Ginásio Municipal Dr. Antônio Xavier de Oliveira, a Exposicão Fotográfica de Juazeiro Antigo, inauguração da pista asfaltada do Aeroporto Regional do Cariri, inauguração do Senai e a eleição do cel. Humberto Bezerra para a vice-governança do Estado, este último apontado como o maior acontecimento político de 1970. A festa do Centenário de Ordenação de  Padre Cícero merece registo à parte. Foi a maior apoteose.

NOVAS ENTIDADES
Foram fundadas as seguintes: Clube Recreativo do Funcionário Municipal, Clube de História, Clube Juàzeirense de Imprensa, União dos Ex-alunos Salesianos e Associação dos Cronistas Esportivos.

FUTEBOL
Foram fundados dois clubes: Juazeiro Esporte Clube e Infante Atlético Clube. A conquista  do hexa-campeonato pelo Icasa foi uma festa digna de nota- A marte do goleiro do Guarani, Zé do Carmo, foi o acontecimento triste para o futebol juàzeirense. Merece registro também o falecimento ao jogador João Alberto, que defendeu muitas vezes o time do Guarani. Entre outras visitaram o Romeirão as seguintes equipes de fora: Cruzeiro, de Belo Horizonte; CRB,   de Maceió; e Ferroviário, de Fortaleza. A promoção do futebol dente-de-leite também merece destaque.

INAUGURAÇÕES
Foram inauguradas: Churrrascaria Guacira, Churrascaria Guadalajara, Policlínica Odontológica, Pronto Socorro, Depósito ABC, Nordeste Confecções, Loja Eletro-Gondim, Loja Credilar, Confecções  Fortex, Senai, Ginásio Municipal, sede própria do SESC, Supermercado Ceará, piscina infantil do Treze Atlético Juàzeirense, Farmácia Bezerra de Menezes etc.

VISITANTES
Gen. Tácito Gaspar de Oliveira, da Sudene, gen. Aldenor Maia, da FCD, gen. Carlos de Morais, o Ibra,_ Dr Apolônio Sales, da Chesf, governador Plácido Castelo, governador eleito César Cais de Oliveira, Dr. Edson Pereira de Queiroz, do INPS, além de outros.

CANTORES
A presença de Roberto Carlos, o ídolo da juventude brasileira, em Juazeiro, foi o maior acontecimento artístico do ano 1970. Além dele estiveram, nesta cidade, os cantores Silvio Caldas, Leno eTronquilino.

CURSOS
Foram realizado os seguintes cursos: de Integração Juvenil, Interpretação da Previdência Social, Parapsicologia, Orientação Sindical, Relações Humanas, História, Iniciação às Ciências, Cooperativismo, Merendeira Escolar, Alfabetização de Jovens e Adultos.

EXPOSIÇÕES
A cidade viu: Exposição Fotográfica da Juazeiro Antigo, Exposição de Xilogravuras Coloridas, Exposição de Pertences do Padre Cícero, Exposição de Pinturas de Vera Lavor, Exposição de Trabalhos Manuais.

CASAMENTOS E BATIZADOS
Nas duas Paróquias (Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Lourdes) os registros foram os seguintes: Paróquia de Nossa Senhora das Dores 1.872 batizados e 168 casamentos;  Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes: 3.460 batizados e 473 casamentos.
           
OUTROS
Fora estes merecem ainda anotação; falecimento de Dr. Ney, um dos melhores médicos da cidade; tiroteio que a Polícia Militar travou com um bando que pretendia assaltar um estabelecimento bancário juàzeirense, resultando ao final da refrega a morte de um dos marginais; morte do jovem Hélio de Oliveira Gonçalves, que foi barbaramente executado por dois soldados da Policia local; fundação do Jornal Tribuna do Cariri, que sucedeu ao Correio Estudantil,   também   fundado no mesmo ano; bodas de ouro sacerdotais do Padre Francisco Pinkowisk; bodas de prata sacerdotais do Padre Nestor   Rabelo Sampaio; Noite da Viola; inauguração da nova Praça do Cinquentenário; inauguração da Praça do Monumento, na Serra do Horto, Copa do Mundo através da televisão; instalação da Delegacia do Incra, inauguração do Estúdio Vagner; retorno do programa   Coluna da Hora (Rádio Iracema); início da construção da Unidade de Cultura Popular; e as eleições.
Nota do Editor: Matéria publicada  em 5 de janeiro de 1971 no jornal O Povo, de Fortaleza. Ela nos faz lembrar os principais acontecimentos de Juazeiro do Norte em 1970.

Nenhum comentário: