sábado, 7 de janeiro de 2012

Juàzero agora com novo campo de futebol
Juazeiro do Norte (De Daniel Walker A. Marques - Correspondente)  Esta cidade recebeu no dia 9, mais um campo de futebol, por sinal o quarto. Trata-Se do Estádio José Feijó de Sá pertencente ao Icasa Sport Club que nesta data comemorou o seu segundo ano de atividades esportivas. O evento foi comemorado festivamente com um quadrangular, reunindo as equipes do Treze, Flamengo, Aspirantes e titulares do Icasa, sagrando-se vencedor êste último. Nessa oportunidade o plantei alviverde recebeu a faixa de Campeão Invicto do torneio Juazeiro-Crato, encerrado no dia 2 passado. O Estádio Jose Feijó de Sá será, em futuro bem próximo, um dos melhores do "interland" cearense. É pensamento dos seus diretores construir arquibancada e dotar a "canch" de potentes refletores. Juazeiro prova mais uma vez a sua liderança no setor futebolístico.

Estudantes fazem campanhas
-No sentido de conseguir meios financeiros para as excursões que pretendem realizar, os estudantes desta cidade vêm trabalhando de maneira admirável, usando de todas as táticas possíveis. Os alunos da Escola de Comércio promoveram no domingo passado uma animada matinal dançante com o Conjunto de João Martins, sorteando na ocasião uma camisa volta ao mundo. As normalistas da Escola Normal Rural realizarão no próximo sábado ma feira-livre para vender feijão arroz, açúcar etc. tudo a preço abaixo do custo. Os alunos do Ginásio Selesiano São João Bosco lançaram rifa de um rádio transistorizado. Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro são as capitais mais visadas pelos excursionistas. Diariamente o nosso comércio recebe visita de comissões de jovens que tudo fazem para a concretização do tão almejado passeio. O comércio em geral não está dando muita acolhida ao movimento dos estudantes, apenas pequena parte apoia os empreendimentos da classe.

Praga de inseto
- Com o inverno, a cidade foi invadida por uma onda de mouriçocas, causando sérios borrecimentos à população, Ninguém tem sono tranquilo com os "bichinhos" zunindo no ouvido. Os lacerdinhas e os potós já invadiram a cidade. Outro mal que ora afeta a população é o paratifo. Dezenas de pessoas já foram acometidas. Felizmente as autoridades vêm procedendo à vacinação contra o terrível mal no Posto de Higiene local, podendo as pessoas interessadas procurar o mesmo durante o expediente da manhã.
COMENTÁRIO DO EDITOR: Estas notícias foram publicadas na edição do jornal O POVO de Fortaleza, no dia 17 de março de 1965 e nos fazem lembrar de coisas que existiram naquela época, e hoje não existem mais, como a famosa camisa volta ao mundo, o Conjunto de João Martins e a praga dos lacerdinhas, um insetinho que quando entrava nos olhos (pálpebras) das pessoas causava um ardor insuportável. Esse inseto costumava se alojar nos pés de fícus e para eliminar a praga foi preciso destruir muitas árvores. No apogeu da praga quem ousava atravessar a Praça Padre Cícero (onde havia muitos pés de fícus benjamim) trajando roupa clara, principalmente amarela, era inevitavelmente atacado pelos famigerados lacerdinhas. Os potós, outra praga terrível,  ainda hoje existem. E também continuam os movimentos dos estudantes para angariar recursos para fazer excursão, só que naquela tempo o movimento era muito mais intenso e divertido.

Nenhum comentário: