terça-feira, 23 de agosto de 2011

PerCursos Urbanos estreia no Cariri com a temática da fotografia popular


Depois de oito anos de experiência em Fortaleza, o projeto PerCursos Urbanos chega ao Cariri. A primeira atividade acontece sábado, dia 27, às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste
E de repente em um sábado à tarde, a cidade se torna uma fonte inesgotável de saber, e a rua se transforma em verdadeiro palco para a troca de conhecimento. Um ônibus urbano, repleto de pessoas interessadas e interessantes, parte em busca de um tema. O projeto tem nome, data e local. PerCursos Urbanos: todo último sábado do mês, um novo tema. A condução sai às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, de Juazeiro do Norte.
A atividade chega ao Cariri após uma trajetória bem sucedida e consolidada de oito anos em Fortaleza. Lá, os responsáveis pela produção e execução são a ONG Mediação de Saberes e o CCBNB. No Juazeiro, o PerCursos Urbanos ganha um novo parceiro: a Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, por meio de um projeto de extensão do curso de Comunicação Social – Jornalismo. O PerCursos Urbanos já aconteceu de forma extraordinária nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rosário, na Argentina.  
O objetivo principal do passeio de sábado à tarde é conhecer a diversidade cultural urbana existente na região do Cariri. O projeto pretende contemplar temas e públicos heterogêneos, com níveis de renda muito diversificados, de diferentes segmentos sócio-culturais. Assim, a cidade “cresce”, tem sua percepção favorecida, tornando-se mais cosmopolita, ciosa de sua pluralidade e diversidade. O PerCursos funciona como um fórum de discussões sobre os desafios e as potências da região. Para participar, deve ser feita inscrição na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste.
Ao escolher um tema por mês, o PerCursos Urbanos exerce o papel de trocas de saberes diversos, tornando-se um exemplo de educação popular e informal. Cada edição recebe um convidado ou uma convidada, com notório saber sobre o assunto, que funciona como um mediador ou uma mediadora a respeito da temática. O objetivo é que os passageiros e as passageiras possam dar seu depoimento. Assim, todos e todas, ao mesmo tempo, ensinam e aprendem.
A cidade funciona como um livro aberto; o ônibus lê e escreve os diversos textos possíveis sobre o tecido urbano. Trata-se de um ônibus urbano popular, semelhante ao de linha. Quase na altura do nível da rua, não cria uma hierarquia entre quem está dentro e está fora; as cadeiras baixas permitem que todos conversem e troquem conhecimento entre si, deslocando o lugar de quem ensina e conta para a coletividade; os vidros transparentes e um pouco de calor não permitem que a condução se transforme em uma cápsula protegida e distanciada do ser da cidade.
Do Lambe-Lambe ao Photoshop é a temática do primeiro PerCursos
Para que um estúdio pomposo quando se tem a cidade como cenário? Nas praças, igrejas, festas e ruas, os fotógrafos populares emolduram e perenizam a cidade com suas máquinas. “Esses fotógrafos registram o cotidiano de pessoas da cidade, romeiros e romeiras em busca da realidade através do imaginário popular, esses cenários proporcionam fotografias de recordações da fé, da família e da cidade de Juazeiro do Norte”, explica Nívia Uchoa, fotógrafa e mediadora do primeiro PerCursos Urbanos.
No próximo sábado, dia 27, vamos aprender um pouco da história da fotografia popular em Juazeiro com grandes mestres na área. Se a arte de registrar o presente se iniciou com os famosos lambe-lambes, prática ainda hoje existente, a fotografia acompanhou a tecnologia e não dispensa o photoshop para fazer seus retratos pintados, ou aquele retoque para arrematar a foto. No mês da fotografia, convidamos você a levar sua máquina caseira e, conosco, registrar o início de um projeto que muito tem a aprender com a região do Cariri.
Serviço:
Do lambe-lambe ao Photoshop – primeira edição do projeto PerCursos Urbanos.
Sábado, às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua São Pedro, 337)
Informações: (88) 3512-2855 ou (88) 88631411

Contato para imprensa:
Nívia Uchôa, mediadora do mês de agosto – (88) 9612-7485
Tiago Coutinho, professor do Curso de Comunicação Social Jornalismo, e coordenador do projeto PerCursos Urbanos no Cariri – (88) 8863-1411
Júlio Lira, diretor da ONG Mediação de Saberes e idealizador do projeto PerCursos Urbanos – (85) 8870-0227
Currículo de Nívia Uchôa
Nívia Uchôa, fotógrafa há de 18 anos, atualmente é professora substituta na Universidade Regional do Cariri. Pesquisa fotógrafos de praças, jardins e da fotopintura. Entre suas principais exposições estão: Bienal de Artes do Cariri, Nas Cores da Terceira Idade, Gentes do Cariri, À Luz de Pacoti, Poema das Águas e Água pra que te quero! Atuou como curadora das exposições de Artistas Visuais na Mostra Cariri das Artes, Juazeiro como te vejo, Fotografia Popular, Ladeira das Cores. Tem participação em publicações como Memória do Caminho, de Oswald Barroso; Guia turístico cultural, do Estado do Ceará; De Corpo e Alma Theatro José de Alencar. A fotógrafa também atua na linguagem audiovisual, com direção de fotografa, diretora e still. Nívia participou de documentários como Quero viver igual a um beija flor, Catadores de Pequi e Água pra que te quero!
 Lenin Falcão
Gerente
Banco do Nordeste
Centro Cultural Cariri - Juazeiro do Norte
Tel.: (88) 3512 2855 / Cel. 88 8802 0362

Nenhum comentário: