domingo, 28 de agosto de 2011

HOMENAGEM AO CORDEL.



Em homenagem a estes baluartes da poesia de cordel pura ,que muitos desinformados a chamam  de poesia matuta, envio estes pequenos versos e informo que estou na programação do Centenário com um cordel intitulado-A gande Batalha de Juazeiro contra o Crato a ser publicada brevemente.

                    Iderval  Reginaldo Tenório
                          driderval@bol.com.br

Meu amigo Daniel
Cabra macho sim senhor,
Minha mestra Valdeci
Poetisa de valor,
Defendendo  Juazeiro do Norte
E a saudando com fervor,
Torço e vibro por cada um
Na Bahia, em Salvador.

Todo dia quando acordo
vejo os  jornais na Internet,
Clico logo no JUAONLINE
Pois as informações lhe compete,
Sei tudo do Juazeiro do Norte
Deste Jornal sou tiete,
Viva o nosso Padre Cícero
Somos todos de sua claquete.

         Um abraço e acessem, divulguem um blog cultural



UM DOUTOR INVOCADO
     ESTE ARTIGO FOI ENVIADO A ESTE MORTAL POR UM DOS GRANDES AMIGOS DE INFANCIA, JORGE LUIZ MARQUES, IRMÃO DO GRANDE DANIEL WALKER, QUANDO O MESMO  FEZ UMA VISITA A SALVADOR E FOI ATÉ O MEU SIMPLES CONSULTÓRIO PARA UM DEDO DE PROSA. FOI UM EMOCIONANTE  ENCONTRO. JORGE MORAVA EM ARACAJU, ME TELEFONOU E EU FUI ATÉ O HOTEL, PASSEAMOS PELA ORLA  DE SALVADOR, EU, JORGE E A SUA ESPOSA. PARAMOS NA CLINICA E FOI FEITO A TÃO ESPERADA CONSULTA. DOIS MENINOS EM 1968 E HOJE UM MÉDICO E UM ENGENHEIRO. DOIS IRMÃOS NA INFANCIA, DOIS AMIGOS NAQUELE DIA, FOI O ÚLTIMO ENCONTRO, DOIS ANOS DEPOIS DEVIDO A SUA EXTREMA BONDADE, O AMIGO FOI CHAMADO POR DEUS.
IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

À LEITURA.
Título: DR .IDERVAL, UM  INVOCADO!!!

    Dr. Iderval é mesmo um doutor diferente... No início foi assim: ele foi ao hotel Íbis em Salvador, me pegou com minha esposa Sandra para mostrar um pouco da cidade de Salvador, depois levou a gente para seu consultório médico, que ele abriu especialmente para nos atender. Comecei então a ver as coisas diferentes, que esse doutor tem: A decoração do seu consultório médico toda invocada com quadros com pensamentos, fotos, desenhos artísticos e uma variedade de peças folclóricas, artesanais, históricas e literárias, enfim um verdadeiro acervo de arte e cultura nordestina.
   O espanto foi grande, que eu e minha esposa sentimos quando o doutor mandou a gente sentar em duas cadeiras, e ele sentou no birô, colocou uma música nordestina que o som saia num rádio antigo do tempo da vovó, foi bom de mais!!! Por que lembrei dos programas de rádio que eu ouvia antigamente na rádio Araripe de Crato com o locutor Eloi Teles e na Rádio Progresso de Juazeiro do Norte com o locutor João Sobreira.
   Eu já não me sentia doente, nem me lembrava do problema de saúde no meu fígado quando o Dr. Iderval se transformou num poeta nordestino, começou a recitar poesias e contos de literatura de Cordel. A cada poesia que ele lia, algumas até decoradas, eu e Sandra chorávamos de emoção e riamos de alegria ao ver aquela interpretação artística perfeita com sua voz de matuto nordestino, a cada declamação eu sentia voltar ao passado que ele estava me mostrando num cenário, onde sentia a presença de Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Padre Cícero, Lampião, Maria Bonita, Romeiros nordestinos de chapéu de palha, Meu Mano e sua Banda de Pífano, e no fundo do cenário a cidade de Juazeiro do Norte, a Serra do Horto e a Chapada do Araripe. Nunca tive na minha vida um momento saudoso como aquele para me lembrar junto com meu melhor amigo de infância o meu passado tão feliz e inesquecível que desfrutei na cidade de Juazeiro do Norte.
                                                            Escrito por Jorge Luiz Almeida Marques.
                                                            Para: Dr. Iderval Reginaldo Tenório.
                                                                           Salvador, 2008,janeiro

Nenhum comentário: