sábado, 26 de março de 2011

Caros jornalistas Daniel Walker e Renato Casimiro:

Buscando uma informação sobre o Major Joaquim Bezerra de Menezes, meu avô - a de ter sido candidato a primeiro prefeito de Juazeiro disputando com o padre Cícero, segundo conversas em família- qual não foi minha surpresa em me deparar com a foto e o artigo sobre ele. Fiquei muito emocionada e agradecida pelos valiosos comentários. (Rui Facó comenta algo em seu livro Cangaceiros e Fanáticos, salvo engano - dessa candidatura.) Estou escrevendo sobre ele há algum tempo, ainda na fase da pesquisa e colheita de informações. Como todos já se encantaram, fica um tanto difícil. Sou neta do Major Joaquim Bezerra de Menezes (carinhosamente chamado de Quinco Bezerra) e sobrinha-neta do dr. Raimundo Gomes de Matos, mencionados no seu artigo. Na época meu avô morava no sítio Salgadinho, de sua propriedade, que até hoje continua com familiares. Reitero meus agradecimentos. Nesse momento estou repassando o blog para a família. Tentei postar esse comentário no blog, mas não consegui. Ainda estou engatinhando nos mistérios da Internet, pouco a pouco vencendo-os. Pode fazê-lo, se quiser.

Parabenizo-os pela iniciativa de resgatar os benfeitores de Juazeiro do Norte no início de sua emancipação como município.

Abraço fraterno,

Telma de Figueiredo Brilhante

(Moro em Recife desde 1966)

RESPOSTA: Telma, a história do seu avô é muito interessante e acho que dará um bom livro. O bom seria que você conseguisse lançar ainda este ano, pois o major Joaquim Bezerra de Menezes foi o idealizador do movimento de independência de Juazeiro que agora completa cem anos.

Nenhum comentário: