quinta-feira, 8 de julho de 2010

Campus Cariri da UFC tem aprovado o primeiro programa de mestrado

Campus Cariri da UFC tem aprovado o primeiro programa de mestrado Imprimir E-mail
Escrito por Coordenação de Comunicação Institucional   
 
Em reunião realizada quinta-feira (1º), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará aprovou a criação de quatro cursos de doutorado, dois de mestrado e um de graduação, com início previsto para 2011.

 A próxima etapa será o encaminhamento dos projetos para avaliação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que autoriza o processo de seleção e o início das atividades.

 Foram contempladas sete Unidades Acadêmicas: Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias, Centro de Tecnologia, Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Instituto de Cultura e Arte e Campus da UFC no Cariri.

As propostas de doutorados aprovadas são nas áreas de Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas (Centro de Ciências Agrárias), Letras – Literatura Comparada (Centro de Humanidades), Engenharia de Transportes (Centro de Tecnologia) e Direito (Faculdade de Direito). Todos esses programas de pós-graduação já possuem cursos de mestrado consolidados, alguns já tendo titulado centenas de mestres.

No tocante aos Mestrados, foi oficializada a criação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável, primeira pós-graduação a ser implantada no Campus da UFC no Cariri. Também foi aprovado o Mestrado em Otimização e Métodos Quantitativos, vinculado ao Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, do Centro de Ciências.

Completa a leva de novos cursos a graduação em Dança, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, que integrará o Instituto de Cultura e Arte - ICA.

Também foram aprovadas na reunião do Consuni a concessão do título de Professor Honoris Causa ao Professor e Ministro do Superior Tribunal de Justiça César Asfor Rocha; a criação da Secretaria de Tecnologia da Informação - STI (antigo Núcleo de Processamento de Dados - NPD) e a alteração do Estatuto da UFC, visando à inclusão da STI e da Secretaria de Desenvolvimento Institucional - SDI.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (Fone: 85 3366.7331)  

Nenhum comentário: