sábado, 31 de outubro de 2009

Prédio onde a beata Maria de Araújo nasceu ganhou uma placa



Nos 120 anos das romarias a Juazeiro do Norte, a protagonista dos milagres ganhou uma placa no prédio onde nasceu e, hoje, funciona a agência dos Correios. A iniciativa representou uma homenagem a beata Maria de Araújo por meio de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Romarias e a EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). O prefeito Manoel Santana e o diretor adjunto dos Correios, Francisco de Assis Marques, descerraram a placa perante diversas outras autoridades.
A beata Maria de Araújo já não está tão apagada da história assim em virtude de um processo de resgate que teve na pesquisadora Maria do Carmo Pagan Forti uma das precursoras. Ela sofreu retaliações da própria Igreja por conta de ter sido a protagonista dos chamados fatos extraordinários de Juazeiro. Por cerca de 100 vezes, a hóstia consagrada se transformou em sangue quando esta comungava fato que aconteceu, pela primeira vez, no dia 1º de março de 1889 já distante 120 anos.
A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira com a aposição da placa em uma das colunas no interior da agência dos Correios um feito que marca, também, as 12 décadas de romarias à terra de Padre Cícero. Coube ao padre Paulo Lemos, administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, proceder as bênçãos. Em nome da família, o professor Raimundo Araújo, primo da beata, agradeceu a homenagem. Já o diretor adjunto dos Correios, Francisco de Assis Marques, recebeu um kit Juazeiro com souvenirs da cidade e do Padre Cícero das mãos do prefeito Manoel Santana.
O prefeito lembrou a figura do seu avô, José Barbosa dos Santos, que foi o primeiro carteiro de Juazeiro e elogiou o Secretário de Turismo, José Carlos dos Santos, pela iniciativa da homenagem á beata. Santana se referiu ainda ao papel da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro que considerou importante não só na elaboração de um programa para a festa, mas, sobretudo, no resgate de figuras históricas como a beata Maria de Araújo.(Texto e foto de
Demontier Tenorio)

Nenhum comentário: