terça-feira, 6 de outubro de 2009

ASTRONOMO JUAZEIRENSE COORDENA CONCURSO INTERNACIONAL

A 8 ª edição do concurso Cassini - Scientist For A Day ou Cassini - Cientista Por Um Dia, que é um dos projetos especiais do Ano Internacional da Astronomia-2009, já conta com a participação de 43 países de todos os seis continentes, inclusive o Brasil. Ver em:
http://saturn.jpl.nasa.gov/education/scientistforaday8thedition/international/countries/
O Website nacional do concurso http://cientistaporumdia.blogspot.com , lançado no último dia 5 de setembro, já foi acessado por mais de 27.700 visitantes (cerca de 1.200 acessos diários), com grande destaque nos meios educacionais ( incluindo cearenses) e mídia em geral .
Ver, entre outros, em http://cientistaporumdia.blogspot.com/2009/09/o-concurso-na-midia-nacional.html :
Ciência Hoje das Crianças On-line
Observatório da Juventude - Universidade de Brasília
Laboratório de Astronomia - Faculdade de Física PUCRS
Zero Hora - Edição Online
Climatempo
Website do Ano Internacional da Astronomia - 2009
Portal Dia-a-dia Educação
Boletim Supernovas – Boletim Brasileiro de Astronomia
Engenharia Ambiental - Unifor
Cariri Digital
19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE - Juazeiro do Norte, CE
16ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE - Iguatu, CE
Coordenado no Brasil pelo astrônomo juazeirense Valmir Martins de Morais, da Estação Astronômica PieGise e pelo Físico Marcelo de Oliveira Souza, do Clube de Astronomia Louis Cruls do R io de Janeiro, ambos membros do projeto internacional Saturn Observations Campaign, da agência espacial americana – NASA, “Cassini - Cientista Por Um Dia” é um concurso de redação criado para dar aos estudantes do mundo inteiro uma oportunidade de experimentarem como é a vida de um cientista na NASA. O concurso é aberto a todos os estudantes brasileiros do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano) e do ensino médio.
Pela primeira vez nossos estudantes terão a oportunidade única de decidirem o rumo de uma nave espacial que se encontra em órbita num outro planeta.
Os estudante analisarão três possíveis alvos no planeta Saturno e, escolherão um deles, para que a nave espacial Cassini, obtenha imagens durante um tempo definido reservado para esse projeto educacional. Os estudantes aprenderão a pensar como cientistas, defendendo a escolha de seu alvo, como fazem os cientistas da Cassini, interagirão com seus professores das áreas de Ciências,Geografia, Física e/ou Português, “viajarão” pela internet a procura de informações e ganharão prática na escrita de redações.
O alvo escolhido em Saturno deve ser aquele que, na opinião do estudante, renderá os melhores resultados científicos, proporcionando novas descobertas ou aprimorando os estudos já realizados do Planeta. A escolha do alvo e os seus motivos deverão ser explicadas na redação.
Dia 11 de outubro de 2009 é a data que a Cassini apontará suas câmeras para obter imagens do alvo determinado pelos estudantes.
Prêmios diversos, além de certificados de participação para alunos, professores e escolas serão oferecidos pela coordenação nacional do concurso Cassini – Cientista Por Um Dia, e os vencedores também participarão como convidados de uma vídeo-conferência com os cientistas do controle da missão Cassini, da NASA, no dia 19 de outubro.
Vejam o Regulamento em: http://cientistaporumdia.blogspot.com/2009/09/regulamento-do-concurso.html
Lembramos que, em atendimento às solicitações de professores e diretores de instituições escolares, a Coordenação do concurso, no Brasil, prorrogou a data limite das inscrições das redações de 30 de setembro para o dia 30 de outubro de 2009. A nova data praticamente coincide com a data estabelecida por todos os outros países que aderiram ao projeto da Cassini Equinox Mission, exceto Estados Unidos e Canadá.
Participem!
Inscrevam seus alunos e filhos e torne-os Cientistas Por Um Dia !
Divulguem também o concurso entre seus amigos, colegas e professores!
Valmir Martins de Morais - valmirmm.cientistaporumdia@gmail.com
Coordenação do Concurso Nacional “Cassini - Cientista Por Um dia”
Estação Astronômica PieGise
Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil
Website: http://cientistapor umdia.blogspot. com

Nenhum comentário: