domingo, 1 de novembro de 2009

Setur coordena festa pelos 40 anos da estátua e homenagem ao ex-prefeito Mauro Sampaio


O prefeito Manoel Santana prestou homenagens ao ex-prefeito e ex-deputado federal, Mauro Sampaio, por ter sido o responsável pela construção do monumento em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista. A solenidade foi na manhã deste domingo, dia 1º, quando a estátua completa 40 anos de inauguração. O prefeito deu a ele uma réplica do monumento de quase um metro e dentro de um oratório de madeira, além do descerramento de uma placa comemorativa à data.
Muitos foram os elogios pela obra e o comportamento de Mauro Sampaio na vida pública. A solenidade teve ainda a celebração de convênios, sendo o primeiro deles com a Fundação Educativa Salesiana que trata do projeto de Restauração da Colina do Horto, além da criação de um Núcleo do Patrimônio Histórico e Cultural de Juazeiro. O outro foi um termo de cooperação técnica e financeira com a Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará, BNB, Prefeitura e a Fundação Muçambê.
Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, o denominado projeto a “Árvore do Centenário” prevê a recuperação do ecossistema do Horto e a criação de um viveiro de mudas no valor de R$ 100 mil. Falaram na solenidade, o padre João Carlos Ribeiro em nome da Inspetoria Salesiana no Nordeste, o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, representando o governador Cid Gomes, a vereadora Mirantércia Castelo Branco em nome do Poder Legislativo; o homenageado, o ex-prefeito Raimundo Macedo e o prefeito Manoel Santana.
Mauro Sampaio comparou a emoção das homenagens deste domingo à mesma de quando inaugurou a estátua e relembrou os esforços pela construção do monumento a fim de homenagear o Padre Cícero. Sobre a réplica da estátua que ganhou, prometeu guardar para sempre no seu coração. A pedido do prefeito Manoel Santana, o ex-prefeito Raimundo Macedo fez uso da palavra e, igualmente, elogiou Mauro Sampaio após agradecer a “gentileza” do atual prefeito a quem parabenizou pela iniciativa da homenagem.
Santana classificou a estátua como um “extraordinário presente dado por Mauro Sampaio ao Juazeiro e ao Nordeste”. Ele prometeu ações no sentido de recuperar o monumento “desgastado pelo tempo ao longo dos 40 anos. Perante os fiéis que acompanhavam o ato na Colina do Horto, o prefeito prometeu empenho visando a conclusão das obras do centro de Apoio aos Romeiros e falou da oferta de quatro mil refeições no Restaurante Popular ao preço de R$ 1,00 durante a romaria.
Outras promessas foram a construção do estacionamento do romeiro, ranchos populares e a busca por criar uma cultura de bom acolhimento aos peregrinos em Juazeiro. Estiveram presentes ainda os deputados federal, Manoel Salviano, e estadual Vasques Landim; o Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo e os prefeitos de Maracanaú, Roberto Pessoa; e de Russas, Raimundo Cordeiro, dentre outras autoridades. A programação será encerrada na noite deste domingo na Praça dos Romeiros com um show pirotécnico. Antes, às 20h30min, os “Cantores do Padre Cícero” se apresentarão cantando músicas religiosas para os fiéis. Depois haverá show com os artistas Luis Fidélis, Jota Farias e Fábio Carneirinho. (Fotos de João Carlos. Texto de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: