sexta-feira, 25 de setembro de 2009

D. WALMOR, PE. CÍCERO E A CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ II

Fizemos comentário anterior indicando que um brasileiro, no caso, o Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, membro da Congregação para a Doutrina da Fé, foi nomeado pelo Papa Bento XVI e comunicado ao mundo pelo cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

Das suas primeiras declarações pudemos colher estas: "As questões doutrinais dizem respeito ao ensino teológico e à proclamação zelosa da fé. Terei que estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o Papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural", explicou dom Walmor, que ficará cinco anos no cargo.

A significação que se procura dar, neste instante é que D. Walmor é um dos poucos brasileiros que já tiveram oportunidade de estar neste dicastério romano, de tanta importância para o processo de reabilitação do padre Cícero Romão Batista.

Outro fato relevante é que na petição que encaminhou os resultados dos trabalhos da Comissão Diocesana instituída por D. Fernando Panico e que foram protocolados na Sagrada Congregação da Doutrina da Fé, em maio de 2006, constava um denso volume com cerca de 150 mil assinaturas de nordestinos que imploravam a atenção da Santa Sé para a causa da reabilitação. Como anteriormente D. Fernando havia participado de uma reunião do episcopado brasileiro em Itaicí, SP, ele teve a oportunidade de submeter aos seus pares da CNBB a iniciativa e cerca de 200 bispos também subscreveram a referida petição. Segundo informação por nós recebida há pouco, da Diocese de Crato, D. Walmor Oliveira de Azevedo é um destes que subscreveram o documento. (Renato Casimiro)

Nenhum comentário: