terça-feira, 16 de abril de 2024

Ceará : ultrapassa a marca de 50% de suas reservas hídricas com 64 reservatórios vertendo.

Após as reservas hídricas do Ceará ultrapassarem a marca de 50% da capacidade total do estado, o número de açudes sangrando simultaneamente continua a aumentar, atingindo, nesta segunda-feira (15), um total de 64 reservatórios vertendo. Só no último final de semana, sete açudes registraram sangria, incluindo o Açude Benguê, em Aiuaba, que não transbordava há 13 anos.


Além do Açude Benguê, os açudes Olho d’Água, Cachoeira, Santo Antônio de Russas e Ubaldinho sangraram neste fim de semana. Já o Maranguapinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Riacho do Sangue, Solonópole, atingiram o ponto de sangria nesta segunda (15) , evidenciando os bons aportes aos reservatórios em algumas regiões do estado.

Níveis confortáveis

Com um volume total de mais de 9,5 bilhões de metros cúbicos nos reservatórios, o número de açudes vertendo em 2024 já supera o registrado no ano anterior se comparado a esta mesma data. Atualmente, além dos 64 açudes gerenciados pela Cogerh que estão vertendo, 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.

Outras bacias hidrográficas da região norte do Estado mantêm ótimo nível volumétrico, com o Coreaú em 98%, o Acaraú em 95% e o Litoral com 100% da capacidade total acumulada.

Em alerta

Apesar desses avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 23% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 26 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade, “destacando os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço”, conforme destacou Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.

Castanhão

O maior reservatório do Ceará, o Castanhão, ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014.

Pensando em avançar em um modelo sustentável para as múltiplas demandas do Açude Castanhão, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) irá realizar, no dia 19 de abril, o 3º Seminário do Projeto “Capacidade de Suporte do Açude Castanhão”, momento onde serão compartilhados os resultados da pesquisa feita pela Companhia em parceria com a UFC, sobre a qualidade da água e os múltiplos usos do Castanhão.

fonte: cogerh

 

Nenhum comentário: