terça-feira, 25 de outubro de 2022

Beatificação da Menina Benigna , Mártir da Pureza e Castidade



 Beatificação da menina Benigna aconteceu em Crato , ontem 24 de outubro. 

Foi um momento histórico, espiritual e extremamente envolvente a Beatificação da menina Benigna Cardoso. No Brasil, no interior do Ceará na cidade de Santana do Cariri, nasceu a menina Benigna. 

E a cidade do Crato acolheu uma grande presença de católicos para o maior evento católico do mundo desta segunda-feira (24), onde aconteceu a beatificação da menina Benigna Cardoso, a mártir da pureza. Toda programação teve início às 15h, com o momento de misericórdia, seguido às 16h, quando foi apresentado o Musical A Hora do Martírio pelo lindo coral.

 A partir das 17h, iniciou-se a celebração da beatificação, e estima-se mais de 50.000 presentes, além de um massivo comparecimento de autoridades eclesiásticas do Brasil.




A história de vida de Benigna 

Aos 13 anos de idade, Benigna Cardoso da Silva teve a sua vida ceifada por Raul Alves, de 17 anos, que era apaixonado pela menina. Inconformado após a tentativa de ter relações sexuais forçadas com a menina, Raul a golpeou usando um facão. Após 81 anos depois do crime brutal, em 24 de outubro, a menina Benigna foi beatificada na sede da Diocese, cidade de Crato, Ceará, que fica cerca de 53 km de distância do município de Santana, onde viveu. A jovem heroína da castidade teve sua beatificação autorizada pelo Vaticano em outubro de 2019, mas devido à pandemia, a celebração havia sido adiada até agora.

Em relação a segurança de todo evento, a Prefeitura Municipal do Crato, envolveu por meio da Secretaria de Segurança Pública, guardas civis metropolitanos que organizaram a segurança do cerimonial do evento, contando também com grande quantitativo de guardas fazendo a segurança no entorno do Parque de Exposição.  O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) otimizou o trânsito para chegar e estacionamento no parque. 


A celebração teve como representante do Papa Francisco o Cardeal Dom Leonardo Steiner, recepcionado pelo Bispo da Diocese do Crato além de várias outras autoridades eclesiais de todo país.

A cerimônia foi encantadora, envolvente e emocionante, com um espírito de paz e gratidão por todos os presentes. Houve o descerramento da foto oficial de Benigna e também seu relicário trazido em mãos por seus parentes ao altar. 



Muitos devotos trajavam em suas vestes e adereços tecido vermelho com bolinhas brancas se reportando a roupa de chita usada por Benigna no dia do seu martírio. Quando se referiu ao autor de sua morte o Cardeal lembrou que Raul, retornou à cidade de Santana e confirmou que além do perdão pede outras graças a Beata Benigna, que significa aquela que mostra bondade para com o próximo e tem como foco trazer ordem ao caos. 


O bispo convidou a comunidade para que hoje, dia 25 as 15 horas saiam em procissão do parque de eventos para a cidade natal de Santana do Cariri, encerrando todo o processo de beatificação da Mártir Benigna Cardoso nossa beata Caririense, nordestina, brasileira.

Viva a Beata Benigna Cardoso, Mártir da Pureza e Castidade !

imagens: Pautilia Araruna 


Imagem aérea da internet do 
Parque de Exposição na cidade do Crato no Sul do Ceará sede da Diocese , por ocasião da celebração da beatificação da Beata Benigna Cardoso . 

Nenhum comentário: