segunda-feira, 26 de setembro de 2022

JEJUNOs retornam após 10 anos com abertura marcante

JEJUNOs retornam após 10 anos com abertura marcante

Jejunos - Jogos Estudantis Juazeiro do Norte 
Local: Poliesportivo

Estudantes de 58 escolas de Juazeiro do Norte participaram da solenidade de abertura da XVI edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte – JEJUNOs. O evento é promovido pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação e de Esporte e Juventude. A abertura ocorreu no Ginásio Poliesportivo e reuniu alunos de unidades de ensino públicas e privadas. A abertura aconteceu na útlima sexta-feira (23).

Com o tema: “Resgatando a tradição e semeando valores”, a celebração do esporte na Terra de Padre Cícero retornou com uma abertura marcada por momentos emocionantes, como a homenagem aos pioneiros na implantação dos jogos, aos ex-atletas que participaram das primeiras edições e a acolhida da nova geração de esportistas inscritos.

Alunos da Rede Municipal de Ensino, do Projeto “Teatro para a vida”, realizaram uma apresentação ancorada na utilização de elementos da tradição dos jogos. A entrada do mascote oficial, intitulado de “Juju” animou a plateia com coreografias contagiantes. O mascote foi escolhido após a realização de um concurso de desenhos nas Escolas da Rede Municipal. A autora do desenho vencedor foi a aluna do 9° ano da Escola Maria do Socorro Cardoso, Maria Juliana dos Santos Santana que revelou sua alegria. “Não tenho palavras para descrever tamanha emoção”, destacou a estudante.

Representantes de cada escola participante, vestidos com seus respectivos uniformes, encheram a quadra do Ginásio Poliesportivo no desfile dos atletas. Também foram lidos os juramentos para os alunos, professores e árbitros que irão executar suas funções nos próximos 30 dias de competições.

Simbolizando a chama e o início dos jogos, o acendimento da tocha foi o momento mais marcante para os presentes. A aluna e atleta da Escola Municipal Cívico Militar Edvard Teixeira Férrer, Maria Fernanda Carvalho, entrou no ginásio evidenciando a tocha e percorrendo o espaço até chegar na pira. Acompanhada do Prefeito Glêdson Bezerra, a estudante reacendeu a chama dos jogos e o gestor municipal declarou oficialmente abertos os JEJUNOs. “É Um sonho realizado. Faz parte do nosso projeto de governo investir no esporte e devolver à população os nossos jogos e aos alunos, que irão ter contato a uma atividade física que ensina a convivência em sociedade, a respeitar o próximo, bem como, saber competir”, ressaltou o prefeito.

Competições

Os jogos serão realizados entre os dias 26 de setembro e 21 de outubro, divididos por zonas de competição: Sul/Oeste, Norte/Leste, Central, e a Fase final. A ordem foi definida considerando o número de escolas por região. Cerca de 3 mil alunos atletas participarão das competições.

O município foi dividido em cinco macrorregiões com o intuito de descentralizar os jogos e facilitar a logística, considerando o número de escolas da cidade. Para a fase final, classificam-se o campeão e vice- campeão de cada modalidade coletiva, por região. As modalidades individuais serão disputadas apenas na fase final.

Na próxima segunda-feira, 26, começam as competições na Região Sul/Oeste, com jogos nas escolas Maria de Lourdes Jeiressati e Zila Belém.

fonte: site badalo

Nenhum comentário: