quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Inaugurada Casa de Saberes Daniel Walker Marques

 Com a presença de muitos amigos , da familia , imprensa e servidores de várias pastas foi inaugurada a Casa de Saberes Daniel Walker, que além de restaurar uma casa no coração de Juazeiro , conservando sua beleza , com destaque para elementos da construção original como piso de mosaico e teto de madeira com lindos lustres. 


Iniciando o momento aconteceu uma linda  apresentação da banda de Música Padre Cicero que foi bastante  aplaudida. 

As falas foram iniciadas pela acolhida do mestre de cerimonia o radialista Delton Sá que após registrar as autoridades e amigos presentes convidou a companheira de vida e de sempre do homenageado Daniel , a sua amada Tereza Neuma, que nos presenteou com seu curriculo contando com afeto sobre a pessoa, o professor, o amigo, o esposo, o historiador que fez do registro da História de Juazeiro e do Padre Cícero uma missão. (discurso anexo abaixo) 


Com uma vasta publicação de livros, o destaque é para os de títulos vinculados a nossa história e a toda mistica que a envolve nos seus maiores acontecimentos, que inclusive Tereza e seu filho daniel fizeram a  doação de alguns exemplares para enriquecer o acervo da biblioteca com títulos do professor homenageado.

Daniel como enfatizado por Tereza, era uma pessoa simples e atrelou a sua trajetória de vida o compromisso de servir a Juazeiro através da experiencia como professor e jornalista que o instigava como um grande pesquisador e que serviu e serve de inspiração e embasamento a vários pesquisadores, escritores, entre outros, que tiveram a alegria de conviver e se  abastecer da sua sabedoria e conhecimentos, seja nos bancos da praça Padre Cicero , na gostosa varanda de sua vivenda, ou em inúmeras palestras que proferiu. 


A fala de Dr. Carlos Macedo , contemporaneo de Daniel , que a ele se remeteu como aluno salesiano que já era envolvido com a mídia escrita além de cita-lo como homenageado e membro da Associação dos amigos da praça Padre Cicero a qual foi título de uma de suas importantes obras.

Após ouviu-se a palavra da secretária de Educação Pergentina Jardim, do vice prefeito Geovani Sampaio seguido da fala do prefeito Gledson Bezerra que explanou e elencou suas obras e dos desafios de administrar a cidade de  Juazeiro com suas inúmeras necessidades e urgencia de ações para atender sua comunidade. 

Após, houve o descerramento da placa de inauguração e corte da fita, quando então, as suas dependencias foram abertas para o público. Composta de biblioteca, espaço para pesquisa, para eventos culturais com várias salas para atividades de arte, cultura e educação , a escola de Saberes Daniel Walker Marques contempla várias opções para pesquisa e conhecimento, e tão logo seja devidamente equipada será um grande equipamento atingindo seus objetivos.



No andar superior há também um auditório e num espaço polivalente estava contemplada a exposição sobre Ícones  da Cultura Popular Juazeirense de criação do professor Lucion Caeira.



familiares de Daniel Walker 

          Tereza Neuma ladeada de alguns dos amigos presentes 

A homenagem ao professor Daniel é mais que justa , quando entende Juazeiro e sua história como uma cidade que acolhe a todos  oportunizando conhecer e construir não só sua propria  história , mas como capital da Fé, Luzeiro do Nordeste possa iluminar todos que aqui passem e entendam a educação como caminho de uma verdadeira transformação.

Discurso de Tereza Neuma ao apresentar curriculo e vivencias de Daniel Walker 

Boa tarde a todas e todos!

Cumprimento o Sr. prefeito, Gledson Bezerra e o vice Dr. Geovani Sampaio, Secretária de Educação do Município, Profª Pergentina Parente Jardim e, demais convidados.

Sinto-me honrada, e muito feliz, participando desta solenidade em que o meu amado Daniel será, daqui a pouco, homenageado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Educação, tendo o seu nome escolhido, por unanimidade, pelo chefe do município e pela equipe que faz a Secretaria de Educação para a Casa de Saberes. Há um tempo atrás, fez parte de um sonho acalentado por Daniel, quando junto com uma equipe da Dere 19, na época assim chamada, em 2003, na qual desenvolveu um excelente trabalho com projetos, com formação de professores, seminários, etc. com uma equipe vontadosa e idealista, o CREFOPE (Centro Regional de Formação dos Profissionais da Educação Patativa do Assaré). Pouco tempo durou, por não receber o devido apoio e amparo legal para o seu funcionamento harmonioso e salutar, não resistindo, sucumbiu. Neste momento, absoluta certeza tenho que ele, no lugar em que se encontra, vibra e alegra-se com a abertura dessa casa que será o espaço indicado para o engajamento e o aperfeiçoamento de uma educação de qualidade e de promissor futuro.

Fugindo um pouco do script da solenidade, tenho que dirigir-me ao meu amado para lhe pedir licença para falar sobre esta homenagem. Meu bem, sei que você não tinha interesse em alcançar coisas grandiosas, não gostava de aparecer, de chamar a atenção, de ocupar cargos importantes. O seu perfil foi sempre de uma pessoa simples, de valorizar amizades, e que o seu lar, era o seu refúgio e o seu céu. Nada de esnobação, de linguagem difícil. E aí, você, escondeu-se tanto, fugiu muitas vezes de entrevistas, de participação de eventos, e hoje, o legado que você construiu e se esmerou está sendo reconhecido. Costumava dizer-lhe: “Bem, você se destaca e realiza as suas atividades com primor, porque ausentar-se e dar não”? Muito sério você respondia: “Você me conhece mais do que ninguém. Não curto grandes exposições, não sou de luxo e o que me faz bem é a simplicidade.”.

Sua trajetória de vida foi pautada no respeito, na obediência e na educação em um lar de perfeita harmonia. Todos estes predicados aprendidos em seu berço com a orientação primorosa dos seus, Maria Almeida e Zeca Marques. Seu pai, baseando-se nas palavras da Sagrada Escritura citava exemplos com muita sabedoria. E, semanalmente, reunia os filhos para uma

conversa rica em exemplos e informações. E foi neste ambiente de simplicidade e de amor que o homenageado, foi instruído e educado.

Já pedi sua licença, agora vou falar sobre você.

Estudante de primeiros lugares, Escola Normal e Ginásio Salesiano São João Bosco, no último, fundou junto com outros colegas o Grêmio Literário D. Pedro II. Daí o início de sua carreira literária.

Em todos os empreendimentos que criou, em todas as atividades que exerceu durante a sua vida e, que foi ceifada prematuramente no meu modo de pensar, logrou êxito.

Com o Grêmio Literário D. Pedro II, aprendeu a redigir notícias e preparar jornais. Daí surgiu o gosto e o desejo de produzir. Enveredou, então, no caminho de informações, tornando-se o correspondente do Jornal O Povo e, recebendo o troféu de jornalista do ano das mãos do Cel. Humberto Bezerra, prefeito da época.

O altruísmo sempre fez parte do seu ser. E em 1969 doou um rim para seu irmão, José Walter. No Nordeste foi o primeiro transplante de rim, na época em que o transplante renal estava engatinhando. A cirurgia aconteceu no Hospital das Clínicas de São Paulo, a única unidade hospital que fazia este procedimento. Diga-se de passagem, um ato verdadeiro de amor.

Com relação aos seus estudos foi aprovado no concurso da Celca (Cia de Eletricidade do Cariri) obtendo o 1º lugar, imediatamente foi chamado. No vestibular da Faculdade de Filosofia do Crato, no Curso de Ciências Biológicas foi aprovado em 1º lugar e, ainda estudante, ministrou aulas na vaga de um professou que tirou licença.

Foi radialista na Rádio Progresso tendo como mestre o conhecido e respeitado locutor, Coelho Alves, reverenciava-o sempre, tecendo-lhe muitos elogios.

Recebeu o convite dos diretores da Caderneta de Poupança Credimus, a 1ª de nossa cidade, indicado pelo Cel. Humberto Bezerra que depositava uma grande confiança nele. E como administrou-a maravilhosamente bem.

Exercendo o magistério como professor de Biologia e Ciências Biológicas no ensino de 2º grau, recebeu várias vezes o título de professor padrão do CEJ (centro estudantal juazeirense), de Honra ao mérito do Lions, do Rotary, do Leo clube. Foi também professor da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro, de onde recebeu o título de honra ao mérito em 1980. Recebeu do Ministério de Educação e Cultura, Mobral, o título de honra ao mérito por sua contribuição na erradicação do analfabetismo, como instrutor do Madureza Ginasial, produzindo uma apostila de estudos.

Como professor universitário seu nome muitas vezes escolhido para paraninfo e patrono de turma. Muitas homenagens, recebeu durante o exercício de sua carreira universitária. A homenagem que muito o orgulhou foi a de Honra ao mérito outorgada pelo Reitor André Herzog na comemoração dos 18 anos da Universidade Regional do Cariri, junto com Dom Newton Holanda Gurgel; Francisco de Assis Brito; Monsenhor Gonçalo Farias Filho; José Alves Bitu – in memoriam; Maria Sarah Esmeraldo Cabral e Raimundo de Oliveira Borges.

Ressalto a sua produção literária, pequenas obras, como livrinhos de bolso sobra a vida do pe. Cícero, da cidade de Juazeiro, de pe. Murilo e da Capela do Socorro. Obras maiores a sabedoria do pe. Cícero, pe. Cicero e sua relação com os coronéis; o pensamento vivo do padre Cícero, fazendo parte da coleção de 30 livros, contando a história de 30 personalidades da história que mudaram o modo de pensar da humanidade; Comenius o criador da didática moderna por ocasião do seu 4º centenário. A praça Padre Cícero livro que durante 5 anos o preparou e que o deixou demais satisfeito.

Criou no início da comunicação informatizada, o 1º jornal online em todo o Ceará, conseguindo altos índices de seguidores. Não se dando por satisfeito, resolveu transformá-lo em um blogger, com o nome de portal de juazeiro do norte.com O trabalho diminuiu muito e as publicações passaram a ser praticamente diárias. Eventos, episódios acontecidos, avisos de alerta, informações e muito mais. Com a sua morte, em conversas com os nossos filhos sugeri o nome da Assistente social, professora Pautília Ferraz a dar continuidade ao portal já bem conhecido. Recebendo dela uma resposta positiva e o fruto do trabalho tão engenhoso criado pelo guardião da história de juazeiro breve chegará ao número fantástico de 2.500.000 (dois milhões e quinhentos mil) visitas.

O legado deste homem visionário ultrapassa fronteiras e, agora, com a inauguração desta casa será eternizado. Esta casa abrigará conhecimentos, difundirá e germinará grandes projetos, e será com certeza um lugar que somará muitos pensantes, muitas pesquisas que serão divulgadas além-fronteiras.



Nenhum comentário: