domingo, 29 de novembro de 2020

Juazeirense ilustre comemora hoje seus 100 anos : Luiz Gonçalves Pereira

100 ANOS de  LUIZ GONÇALVES PEREIRA
UM JUAZEIRENSE ILUSTRE.


    Luiz Gonçalves Pereira, nasceu em 29 de novembro de 1920, natural de Juazeiro do Norte. Filho de Manoel Firmino da Silva e de Maria das Mercês. Casou-se em 25 de janeiro de 1948, com Jove de Alencar Coelho. Do seu casamento nasceram 4 filhos, Regina Sílvia, Luiz Robério, Maria Rejane e Luiz Rogério. Seus filhos lhe deram 9 netos: Ana Luiza, Luiziane, Pedro Henrique, Luiz Adolfo, Luiz Antonio, João Paulo, João Victor, Dilson e Rogério Filho. Seus netos lhe deram 11 bisnetos: Thaís, Ana Carolina, Ernesto Neto, Levi, Luan, Isadora, Isabela, Lilian, Vivian, Artur e Rafael.

    Muito criança ainda, acompanhado de sua avó, trabalhou na agricultura familiar, adquirindo conhecimentos e um bom exemplo de obediência que lhe tem acompanhado até os dias de hoje. Jovem ainda, iniciou sua vida profissional como aprendiz de ourives. Cursou a Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte, e chegou a concluir o curso de Técnico em Contabilidade, em 1951. Na oficina de ourives em que aprendeu a arte e com os conhecimentos adquiridos no Curso aliado a experiência e esforço, conseguiu a confiança do patrão e, passou a gerenciar a empresa de ourivesaria.




Seu sonho era maior, queria ser dono do seu próprio negócio e, criou a sua própria ourivesaria, Ourivesaria São Luiz, loja em que vendia as peças fabricadas por ele. Por um bom tempo ficou com essa loja. Mas, o sonho continuava de crescer mais nos negócios e, resolveu investir em outro tipo de negócio e, abriu, o Armazém Santa Vitória, que negociava armas e munições. Não satisfeito com o negócio, abriu uma ótica e uma loja de confecções, dando-lhe o nome de Nordeste Confecções. Foi sócio de uma indústria de beneficiamento de mandioca SIMASA na cidade de Crato, CE.

 Visando ajudar ao próximo, resolveu participar ainda muito jovem de uma instituição voltada para a defesa da Pátria, como também de angariar recursos para ajudar às instituições de caridade. E assim o fez, no ano de 1946, passando a ser membro da maçonaria Evolução Nordestina, e hoje é considerado o maçom mais velho do Brasil, atingiu o grau máximo, 33, que é o Superano Grande Inspetor Geral, pelos relevantes serviços prestados a este Órgão, 74 anos de atividades ininterruptos, sendo agraciado em 2016 com o Selo, de Maçom Mais Velho do Brasil em atividade, ao completar 70 anos.


    Admirador e muito presente na Maçonaria, costumava convidar amigos para serem maçons, foi o caso de Zeca Marques, pai do editor desse jornal, que entusiasmado com o convite aceitou a proposta e, assim foi introduzido na Maçonaria em 1948.  



Luiz Gonçalves e Zeca Marques 

     Um passatempo que já lhe deu grande prazer, era o de caçar avoantes, acompanhado de alguns amigos. Em tempos permitidos, ou melhor, quando não existiam as leis proibitivas, destacou-se como um bom caçador, enchia o bornal de aves, uma parte consumia, e a outra parte, distribuía com os amigos e familiares.
Luiz Gonçalves e o amigo Odilon Morais 

    Nunca descuidou de sua saúde, sempre atento em relação a uma vida saudável, alimentação balanceada, prática de atividades físicas como: academia de musculação, pilates, hidroginástica e caminhada, na companhia de sua cadela Dara. Nunca se aventurou no consumo do álcool e do fumo, fazendo-o gozar de uma saúde de ferro, contribuindo dessa forma para um ótimo desempenho no seu equilíbrio emocional e mental. Eis o segredo de sua longevidade.


Possui um gosto especial pela música e pela leitura de livros, jornais e revistas. Entretanto, com todo esse aparato de homem experiente, distinto, culto, de fala mansa e de um sorriso franco, não quis adentrar no caminho das novas tecnologias, como celular, caixa eletrônico.

É assim, o senhor Luiz Gonçalves Pereira, um homem que deve servir de exemplo para muitas pessoas, como cidadão de bem, que tem orgulho de ser juazeirense, de ser cearense e de ser brasileiro. E que ama a vida, e que faz tudo para viver muito mais.

VIVA A VIDA!  

O portal de Juazeiro parabeniza e deseja muita saúde para nosso amigo Luiz Gonçalves .

texto de Tereza Neuma com fotos cedidas pela família e arquivo de  Tereza Neuma e Daniel Walker 

www.colunadeneuma.blogspot.com



  

Nenhum comentário: