domingo, 12 de julho de 2020

live 1 ano de saudades - Daniel Walker por Tereza Neuma e Isadora

E ontem as 16 horas estivemos em companhia ( pela live) de Tereza Neuma Macedo Marques que prestou uma homenagem ao nosso inesquecível professor Daniel Walker - Guardião da História de Juazeiro 
Tereza Neuma e a neta Isadora 


O Professor que em vida se propôs a pesquisar Juazeiro. Encontrou formas de nos deixar uma memória não só oral, mas catalogou, adquiriu juntamente com o professor Renato Casimiro um grande acervo sobre Juazeiro antiga e alimenta a nossa história através do cuidado e rebuscado trabalho onde pesquisador, historiador, que ao longo do tempo , engenhosamente nos fez e faz conhecer Juazeiro de outrora , Juazeiro de hoje, que é um somatório entre o Juazeiro real , juazeiro na oralidade, no cordel,  Juazeiro santo, imaginário, de tantas histórias e estórias.
Padre João Carlos, Daniel Walker, Padre Venturelli, Professora Pautilia Ferraz e Agnaldo Carlos 


Deixou uma bibliografia vasta, compilada em suas obras e muito material aqui no portal de juazeiro e no juaonline sobre nossa cidade que serve de embasamento para todos que pesquisam a cidade do Padre Cicero e hoje temos a honra de manter o "portal de Juazeiro" com mais de dois milhões de acesso visitado e revisitado diariamente. 


os amigos , professores e pesquisadores Renato Casimiro, Raimundo Araujo, Renato Dantas e Daniel Walker 


Ontem a live não foi só sobre o professor Daniel que todos conheciam e admiravam. Foi sobre uma esposa apaixonada que conseguiu com uma memória afetiva nos envolver em fatos da vida do Daniel, pai, filho , avô. Daniel profissional, aluno, professor. Daniel que não se negava a contar inúmeras vezes a história de Juazeiro a quem o buscasse como se assim cumprisse uma "missão".
Falou-nos, Tereza no companheiro amoroso, ético, exemplar.

Amigos da Praça 
Curiosidades sobre a saudade de casa,  o surgimento do jornal no Colégio Salesiano, do menino de calças curtas que sofreu mangação "bulling", do  radialista atento, comprometido,  do aVÔ, árvore frondosa que deixa frutificando netas aprendizes já no caminho do bem querer a narrar Juazeiro.
Do homenageado frequentador da Praça aos domingos e que transformou em livro: A Praça Padre Cicero.
Do amigo de Monsenhor Murilo que o acompanhava  em suas viagens , pelo Nordeste romeiro.
Tereza simplesmente nos envolveu como uma contadora encantadora de histórias. e acredito que teremos ainda outras lives sobre  Daniel Walker. Enfatizamos ainda  a presença e linda companhia da neta Isadora. Nossos agradecimentos  a Tereza por se permitir dividir conosco seus conhecimentos de um Guardião de nossa história, juazeirense  de quem temos orgulho por toda história vivenciada  e dividida conosco eternizado em suas obras, acervo e respeito pela sua Juazeiro, nosso professor Daniel Walker. 



Parabéns Tereza Neuma pela live. Esperaremos outras.


Nenhum comentário: