segunda-feira, 20 de julho de 2020

Missa em Homenagem aos 86 anos de falecimento do Padre Cicero



O Padre Cicero sempre nos ensinou a acolher a todos, porque é  a ELE que estamos acolhendo. Hoje prestamos nossa homenagem ao Padre Cicero pela passagem dos 86 anos de sua vida eterna . Gratidão
Em 20 de julho de 1934 acontecia um fato que marcou Juazeiro para sempre: A Passagem do Padre Cicero de Juazeiro para a Vida ETERNA. Eterna porque promessa divina, eterna por suas obras terrenas, por sua escolha da missão, pela bondade do seu coração, pelo testemunho de fé que deu em vida e ETERNA porque alimenta a todos os seus peregrinos que aqui habitam em Juazeiro e aqui acorrem para agradecer, rezar, pisar no solo sagrado onde a Hóstia se fez sangue, na boca da Santa Beata Maria de Araújo.
"Eis o Cordeiro de Deus que tira o Pecado do Mundo"

86 anos da sua morte. Conta-nos Geraldo Barbosa que seu caixão “meio que flutuava” de mão em mão, tantos eram os que queriam toca-lo.

Cada um de nós aqui representado 
Em Juazeiro todo dia 20 de cada mês se celebra a Missa do Padre Cicero no Pátio da Capela do Socorro às 6 horas da manhã. Esse ano por conta da pandemia do COVID19 e para mantermos as orientações da OMS , Ministério da Saúde e por Juazeiro ainda se encontrar em plena fase de pico da pandemia e isolamento social , a missa foi realizada de portas fechadas, contando apenas com a presença do Bispo Dom Gilberto Pastana e os Padres Cicero José , Joaquim Ivo e Padre Edson Bantim, os leitores da liturgia , o cantor Francisquinho e todo pessoal da logística como os cinegrafistas, fotógrafos, apoio, etc. 







A celebração foi  transmitida pela TV Padre Cicero e mídias sociais. 
Acompanhando pelas imagens vemos já a presença de algumas pessoas no átrio da Capela , um grupo de romeiros de Vila Peladas da cidade de Caruaru  , todos respeitando o distanciamento social necessário. Até a comunhão foi realizada do lado externo.


É dia de agradecer. É dia de celebrar. Aprendemos com a Pandemia que cada dia é O DIA. Que a herança que o Padre Cicero nos deixa e que o evangelho nos chama é ACOLHA desde o seu irmão da esquerda, da direita, os que chegam irmãos romeiros, os que pedem seja o pão alimento, seja o pão da palavra, seja o sorriso por trás da máscara. Esse é o nosso exercício. Esse é um grande legado.
Imagens desse momento histórico coroado pela chuva de papel simulando a chuva de bênçãos sobre todos nós. 


Encerramento com uma chuva de papel 
A distância mantida no pátio
Estamos separados fisicamente cada vez mais juntos na fé



Esse foi nosso evangelho de hoje ( Mateus 25:31-46) na missa em homenagem aos 86 anos de falecimento do padre Cicero celebrado pelo bispo diocesano Dom Gilberto Pestana



E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.


Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.





Túmulo do Padre Cicero

Uma visão do Padre Cicero do alto do Horto 

imagens captadas durante a  transmissão da TV Padre Cicero.

Nenhum comentário: