sexta-feira, 3 de abril de 2020

Visita Virtual a Nossa Senhora no Museu Padre Cicero

Vamos nos dedicar a Orar e Venerar 

Esses dias tem sido longos e ao mesmo tempo convidativos. Esperamos sair dessa fase melhores, fortalecidos nas nossas relações e na nossa fé, pois teremos que arregaçar as mangas para andando e trabalhando juntos construirmos uma vida mais alinhada com as escrituras ... Mais irmanados, mais humildes, mais sintonizados com a natureza...como já nos dizia nosso Padre Cicero nos preceitos ecológicos.
Os andores de Nossa Senhora e os Santos de devoção dos romeiros que são trazidos e fazem partem da procissão dos carros no dia 14 de setembro de cada ano saudando a nossa padroeira Nossa Senhora das Dores - Nossa Mãe 


O romeiro quando vem a Juazeiro sempre nos responde : Vim a casa da Minha Mãe .



Uma das viagens que os convido virtualmente a fazer hoje, é visitar a NOSSA MÃE MARIA  com seus diversos nomes. Aqui um rico acervo de imagens de Nossas Senhoras que fica no Museu do Padre Cicero e merece nosso tempo e conhecimento.









Conheci também o acervo lindo de Tereza Neuma Marques devota de Nossa Senhora 

E o seu?

É importante para o nosso crescimento como cristãos entender a diferença entre venerar e adorar

Venerar e adorar são duas formas de culto presentes na vida da Igreja. Embora elas sejam diferentes, muitos católicos fazem uma grande confusão entre as duas.

Adoração é o culto que prestamos exclusivamente a Deus

“Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’ (Lc 4, 8) – diz Jesus, citando o Deuteronômio (Dt 6, 13)” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2096). A adoração é chamada de “culto de latria” (do grego latreou, que significa “adorar”). “Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o ‘nada da criatura’” (idem, n. 2097).

Venerar é o culto prestado aos santos e às imagens e relíquias que os representam

Venerar significa honrar; é chamado de “culto de dulia” (do grego douleuo). Também recebe o culto de dulia a Palavra de Deus, ou melhor, os sinais da Palavra de Deus, especialmente a Sagrada Escritura, o evangeliário e o lecionário (esses últimos livros litúrgicos possuem partes da Palavra de Deus contida nas Sagradas Escrituras). Existe também o “culto de hiperdulia”, que é prestado a Nossa Senhora.
A veneração, por sua vez, tem sentido quando se refere a honrar uma pessoa ou um objeto que nos remete a Deus. Claro que, fora do âmbito religioso, existe a prática de venerar e honrar pessoas, lugares entre outros. Porém, a veneração, enquanto culto cristão, não tem outro sentido senão valorizar algo, um sinal que nos remete a Deus e Seu chamado de conversão a nós.
A veneração é um culto, muitas vezes, incompreendido pelos protestantes e evangélicos; e muitas vezes, a falta de conhecimento e formação de alguns fiéis católicos em nada ajuda esses nossos irmãos nesse sentido. Contudo, muitas vezes, mesmo sem o saber, eles também veneram sinais que os remetem a Deus, e nisso fazem confusão maior ainda.
Leia mais em : 
https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/qual-e-a-diferenca-entre-venerar-e-adorar/

Nenhum comentário: