domingo, 5 de abril de 2020

Juazeiro do Norte e Nação Romeira são consagradas a Nossa Senhora das Dores

Juazeiro do Norte e Nação Romeira são consagradas a Nossa Senhora das Dores


Categoria: Basílica

05/04/2020 Por: Patrícia Mirelly



Aos pés do Padre Cícero Romão Batista, patriarca do Nordeste, os reitores dos Santuários de Juazeiro do Norte consagraram esta cidade e o povo romeiro à proteção de Nossa Senhora, a quem carinhosamente chamam de Mãe das Dores. 


A Imagem trazida para o rito está na Basílica Santuário desde 1827, quando esta ainda era uma capela. É a mesma encontrada pelo Padre Cícero quando, recém ordenado, chegou ao tabuleiro grande, atual município de Juazeiro. E só sai às ruas em duas ocasiões: na carreata de abertura e no encerramento da festa e romaria de Candeias, durante a procissão, em fevereiro. Este ano, de forma extraordinária, foi levada ao Horto, ponto mais alto da cidade, para sinalizar o início da Semana Santa. A escolha do local foi simbólica: abençoar Juazeiro e o povo romeiro. 



"Esse gesto significa que os romeiros estão nos corações e nas orações daqueles que os acolhem nesta terra, para que Nossa Senhora nos livre de todos os males, de maneira particular do coronavírus e também para entregar e pedir ao Padrinho que ele interceda a Deus por nós", explicou o reitor da Basílica Santuário Nossa
Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva.
Além dele, participaram da cerimônia os vigários paroquiais da Basílica, Padre Antônio Romão (Toninho), Padre Edson Bantim e Padre Paulo Borges; o reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Padre Cícero Oliveira; e o reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Raimundo Matos. 


Rito de consagração


Com a Imagem da Mãe Dolorosa colocada em um altar, aos pés da estátua do Padre Cícero, a consagração teve início com a meditação das sete dores sentidas por Maria, da profecia de Semeão ao sepultamento de Jesus, que ainda hoje têm reflexo na vida daqueles que são perseguidos e sofrem injustiças. As vítimas da pandemia que assola o mundo, as equipes médicas e os que incansavelmente buscam formas de conter a doença, assim como governantes e autoridades sanitárias também foram lembrado nas preces dos sacerdotes. O rito seguiu com a oração de consagração composta pelo patriarca do Nordeste. Depois, os três reitores dos santuários ergueram a imagem da Mãe das Dores, em direção a Juazeiro, simbolizando todas as outras cidades romeiras, culminando o rito.




A Igreja incentiva a consagração do povo a Nossa Senhora por causa das palavras de Jesus na Cruz: "Eis aí a tua Mãe". A consagração é uma resposta a este pedido. A devoção Mariana é, então, constitutiva à fé em Cristo. "Por excelência, no momento da dor, somos entregues nós braços da Mãe", disse Padre Edson Bantim.

matéria publicada no site da Basílica 
https://www.maedasdoresjuazeiro.com/postagens/juazeiro-do-norte-e-nacao-romeira-sao-consagradas-a-nossa-senhora-das-dores
imagens: Rozélia Costa 


Nenhum comentário: