sexta-feira, 3 de abril de 2020

Falece Irmã Dora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Conegas de Santo Agostinho

Irmã Dora da  Congregação das irmãs de Nossa Senhora, cônegas de Santo Agostinho.

DORACI ARAUJO , 84 anos, de fé e trabalho, muito conhecida pela dedicação na evangelização e sempre atendendo os irmãos romeiros , ensinando o uso dos medicamentos durante as romarias na sala da pastoral da saúde, utilizando a medicina do povo.  
Que Deus com seu  infinito Amor a receba e  conceda o eterno descanso para os justos.
— em Juazeiro Do Norte Terra Do Padre Cícero.

imagem de Pautilia Ferraz em 01 de fevereiro de 2020

" A Irma Dora fez um intenso trabalho pastoral junto aos pobres no território da Basílica de Nossa Senhora das Dores., com a Pastoral de Saúde , Catequese, , consciência negra, religiosidade na educação. Falo em nome da antiga "favela boca das cobras, na qual ela deu especial atenção indo todos os domingos , no encontro dos amigos do Bom Jesus. Reunia as crianças, fazia a catequese, ensinava as mães a fazer remédios caseiros, orientava, acolhia, ouvia, chorava junto as crianças perdidas para a desnutrição e a muitos jovens levados pelas drogas e falta de perspectivas." 

Rodrigo ainda acrescenta sobre a Irmã Dora :  Incentivava e vivenciava a espiritualidade da Consagração ao Sagrado Coração de Jesus nas Famílias. Mulher de silencio. do sorriso quieto e respostas reflexivas que nos faziam pensar. Um bálsamo na vida dos moradores da favela Boca das Cobras ( hoje extinta ) 

Sou filho de uma lavadeira de roupa a quem irmã Dora catequizou e acolheu assim como a mim. Quando criança, fui convidado para ir ao grupo dos amigos do Bom Jesus, perguntei aos colegas o que a irmã Dora fazia lá. Eles me responderam: "Ela nos trata como gente". Foi a primeira coisa que ouvi sobre ela.. Uma grande verdade! Nada de holofotes, propagandas, etc. Era marcada pela fidelidade , o sorriso  , o "Deus te dê o que você mais precisa " Importava para ela levar o outro a crescer, ter autonomia e se desenvolver. Ela ficava nos bastidores. Ela acreditava nas pessoas. Soube sabiamente construir uma ponte entre a Paróquia Nossa Senhora das Dores e aquela favela. Levou a Paróquia até os pobres. Agora a temos como intercessora no céu. Gratidão irmã Dora." 





O grupo dos Associados da Congregação Nossa Senhora - cônega de Santo Agostinho, nasceu na cidade de Juazeiro do Norte no ano de 1997 frutos da Escola Bíblica ministrada na Paróquia Nossa Senhora das Dores, pelas Irmãs Ana Tereza Guimarães (In memoriam) e Annette Dumoulin.        


Despertados pelo carisma da Congregação de suas formadoras, e seguindo os ensinamentos dos seus fundadores São Pedro Fourier e a bem-aventurada Alix L’Clerc, o movimento tem como missão ser Sal da Terra e Luz do Mundo ( Mt 5,13-14 ) e segue a  proposta da “Igreja em Saída”, desta forma, seus membros atuam em diversas pastorais e movimentos da casa da Mãe das Dores e de outras paróquias da cidade de Juazeiro do Norte. ( fonte:08/12/2017 Por: Aline Salustiano)


imagem NET


imagem: Pautilia Ferraz 

Nenhum comentário: