terça-feira, 24 de setembro de 2019

Mestre Espedito Seleiro é Agraciado em 2019 com o Troféu Sereia de Ouro


O “Troféu Sereia de Ouro”  é um reconhecimento e uma homenagem concedida pelo Grupo Edson Queiroz a personalidades que se destacaram e dão sua contribuição ao desenvolvimento do estado do Ceará  em seus diferentes setores de atuação. Foi instituído em 1971 e anualmente 4 personalidades são agraciadas. Este ano de 2019 um dos agraciados é o nosso Mestre da Cultura Espedito Seleiro além do cientista Fernando de Mendonça, a desembargadora Iracema do Vale e o médico Sulivan Mota, também recebem a comenda no dia 27 de setembro no Theatro José de Alencar.

  
Mestre Espedito Seleiro, nascido em 1939 em Arneiroz, no estado do Ceará, descende de  uma geração de artesões e inicia seu “oficio” aos 8 anos, ajudando o pai. Ao longo da trajetória não só cria novas roupagens e produtos, mas pesquisa e tintura novas cores. Cidadão do mundo com vários títulos de cidadania “Seu Espedito” aprimora e nos envolve com a história através de suas tramas no couro. Sua arte é apreciada pela riqueza do design singular de um trabalho que imprime uma identidade regional, reconhecido nacional e internacionalmente.
Versátil, com sua obra, nos mostra a diversidade das cores de um sertão onde, une o estilo do agricultor com suas sandálias, gibões de couro e selas, rebuscando seus “bordados” em que sempre imprime um coração. Consegue desenhar a vida do sertanejo, do povo cigano, do indígena e numa estética simples e ao mesmo tempo rebuscada 


 apresenta com seu produto uma releitura que se moderniza a cada momento sem perder a origem, conhecido nacional e internacionalmente.
Seu Espedito, nos conta que, quando pode, pede que essas premiações venham ser entregues na terra que o acolheu na cidade de Nova Olinda, pois ao invés de só ele ser reconhecido, as pessoas conhecem também a riqueza de seu povo e de toda região do Cariri. Ele é especial além de sua arte e bom de prosa.
Espedito Seleiro é mestre da cultura, reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Acrescidos a estes e todos os demais prêmios hoje é agraciado com o Troféu Sereia de Ouro.


Nenhum comentário: