terça-feira, 17 de setembro de 2019



Jannsen Santana é Juazeirense e, atualmente, é doutorando em marketing na École Doctorale de Management Panthéon-Sorbonne (Escola Doutoral de Gestão Panthéon-Sorbonne) da ESCP Europe – Paris Campus. está atualmente em Juazeiro realizando as suas pesquisas de campo . Ontem recebemos o amigo, pesquisador Mestre  Jannsen que conhecemos desde a adolescência quando aluno do IFCE Juazeiro , e que permanecerá conosco até novembro. É sempre encantador conversar e aprender com ele , novos olhares sobre nossas romarias

ARTIGO DO MESTRADO

Título do artigo em inglês: ‘If it comes from Juazeiro, it’s blessed’! Liquid and solid attachment in systems of object itineraries of pilgrimages
Título em português: “Se isso vem de Juazeiro, é abençoado”! Apego líquido e sólido nos sistemas de itinerários de objetos das romarias
Revista em que o artigo foi publicado: Journal of Marketing Management
Link de acesso:
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0267257X.2019.1592210?journalCode=rjmm20

O artigo é resultado da sua pesquisa de mestrado em marketing realizada em coautoria com o seu orientador, Delane Botelho, na Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo de 2016 a 2018. Os autores gostariam de agradecer aos romeiros e aos membros do Horto e do Santuário Basílica de Nossa Senhora das Dores pelo apoio e suporte a esta pesquisa e pela disponibilização de informações ricas e relevantes.

Resumo do artigo
Através de um método etnográfico, este artigo buscou entender como os romeiros compram e usam diversos objetos sagrados nas suas idas e vindas à romaria de Juazeiro do Norte. A pesquisa encontrou que os romeiros desenvolvem uma espécie de sistema de itinerários/circulação de objetos entre o local sagrado (Juazeiro do Norte) e as suas casas (Figura I) a fim de demonstrar sua fé à Deus e aos santos. Dentro desse sistema quatro movimentos se destacam: (1) objetos que os romeiros levam para Juazeiro do Norte para agradecer pelos suas graças, tais como ex-votos e mortalhas; (2) objetos que os romeiros compram em Juazeiro para agradecer pelas suas graças, tais como velas e fogos de artificio; (3) objetos que os romeiros levam de Juazeiro para suas casas, como por exemplo estátuas de santos e rosários; e (4) objetos que os romeiros levam para Juazeiro para serem abençoados e que depois voltam para suas casas, como por exemplo seus objetos pessoais do tipo carteira, chaves de casa/veículo, etc.


Figura I – Sistema de itinerários de objetos entre o Local Sagrado e a Casa do Romeiro


A pesquisa também observou que os romeiros podem desenvolver diferentes tipos de apego a esses objetos podendo os usar de forma mais rápida (movimentos 1 e 2), como por exemplo os objetos que são usados para pagar promessas e depois são deixados na cidade, bem como podem usar outros objetos por muito tempo (movimentos 3 e 4), que serão colocados em lugar especial em sua casa (imagem de santos) ou irão acompanha-los diariamente (rosários). Os apegos mais efêmeros os autores interpretaram como apegos do tipo líquido, e os apegos mais duradouros como apegos sólidos, de acordo com literatura recente sobre materialidade que propõe um olhar sobre a forma como as pessoas interagem com objetos/produtos tendo como base o conceito de modernidade líquida de Zygmunt Bauman.

Diferente de pesquisas anteriores sobre apego, esta pesquisa encontrou que independentemente do tipo de apego e do tempo de duração, todos os objetos são importantes nesse contexto de romaria pois através deles os romeiros podem agradecer suas preces e/ou expressar e materializar sua fé.

Através dessas idas e vindas à Juazeiro e portando consigo estes objetos os romeiros buscam agradecer pelas suas graças, fazer suas preces e orações, e abençoar a si mesmos e a sua família/casa e outras posses. Essa pesquisa foi relevante para entender melhor como acontece o consumo de produtos religiosos, seus significados e importância, em situações em que os consumidores se deslocam geograficamente de um local para o outro. A partir desses achados, os desenvolvedores dessas experiências religiosas podem promover a melhor circulação desses objetos e, por consequente facilitar a criação dos significados materiais e espirituais do público que participa dessas romarias.

PESQUISA DOUTORAL

Orientador: Prof. Dr. Olivier Badot

Ano: 02º ano do doutorado

Tema: Consumo religiosos em romarias de diferentes contextos socioeconômicos – uma comparação entre Brasil, Espanha e França.

Romarias pesquisadas: Juazeiro do Norte – Brasil, Círio de Nazaré (Belém) – Brasil, Lourdes – França, Caminho de Santiago – Espanha.

Objetivo da pesquisa: Objetiva-se (i) investigar o consumo de objetos religiosos e como estes estão relacionados à rituais dentro das romarias; (ii) identificar macro e micro características da experiência dos romeiros em diferentes contextos de romarias, suas diferenças e similaridades.

Expectativas da pesquisa: Espera-se que, além de se tornar uma tese de doutoramento, este trabalho possa contribuir para um maior entendimento sobre estes tipos de experiências religiosos e espirituais, atendendo à literatura acadêmica relacionada, e sendo útil para o desenvolvimento e aperfeiçoamento destes contextos de forma mais sustentável.

Etapa da pesquisa: Após coleta de dados na França, Espanha e em Juazeiro do Norte, o doutorando está preparando-se para ir para o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, em outubro de 2019.



 setembro 2019 




  Jannsen Santana nas suas pesquisas em  Caminhos de Santiago  Espanha 





 Lourdes na França



 Em Juazeiro do Norte 2019





Juazeiro do Norte - Brasil










Nenhum comentário: