quarta-feira, 19 de abril de 2017

Parque de Biotecnologia poderá ser implantado em Juazeiro do Norte

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SEDECI, de Juazeiro do Norte, promoveu um encontro com representantes de Universidades, empresários e instituições para apresentar o projeto de instalação de um parque de biotecnologia no Município. O equipamento tem a finalidade de patrocinar, desenvolver e aplicar o conhecimento avançado na área de ciências da vida (humana, vegetal e animal). O Biocant Park já existe desde 2005, em Portugal.

Através do Biocant, diversas pesquisas e projetos são desenvolvidos a partir de iniciativa própria, onde a investigação é feita por colaboradores, por meio de contratos, quando é realizada mediante um contrato que impõe a prestação de serviços bem especificados; e através de consórcio, nos quais a investigação é realizada pelo BIOCANT em conjunto com outras entidades independentes.

Ao instalar o parque aqui no Cariri, a ideia é atrair investimentos nacionais e internacionais para iniciativas empresariais de conhecimento intensivo nas Ciências da vida. Além de também ajudar e incentivar jovens talentos das Universidades.

A apresentação do Biocant foi realizada pelo representante do parque no Brasil, Antônio Augusto. “O convênio do Biocant com o Estado do Ceará já existe desde 2015, e a partir dai se prospectou diversas regiões onde poderíamos iniciar nossos trabalhos. Recentemente o Prefeito e o Secretário nos procuraram e ai iniciamos essas tentativas, no sentido de ver quais são as possibilidades para a região”, afirmou.

Os próximos passos têm como objetivo encaminhar o projeto para a sua concretização. Entre eles, o de institucionalizar a decisão; definir os parceiros para o projeto e mapear o capital intelectual e recursos disponíveis; buscar parceiros de pesquisa no Brasil e exterior; buscar parceiros financeiros para o projeto; entre outros pontos. O Biocant na região do Cariri, irá representar um enorme salto nas pesquisas e projetos para o desenvolvimento da região.

A estadia do representante do Biocant em Juazeiro do Norte ainda foi estendida com visitas a diversos pontos estratégicos do Município, como a algumas indústrias e ao Horto. A ideia foi mostrar as potencialidades da cidade e a capacidade para receber um investimento desse porte. (PMJN/AI)

Nenhum comentário: