quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Construtora Coral venceu licitação para reforma da pista Taxiway do Aeroporto de Juazeiro

       O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, manteve contatos com a Construtora Coral para obter informações sobre o início da reforma da área de Taxiway do Aeroporto Regional do Cariri. A empresa foi a vencedora da concorrência autorizada no dia 24 de agosto pelo Ministro dos Transportes, Mauricio Quintela, cujas propostas foram abertas no início deste mês. O investimento inicial é da ordem de R$ 575 mil se constituindo no primeiro de uma série de etapas. O aeroporto de Juazeiro é o quarto que mais cresce no país e o que mais necessita de demandas. 

O que é Taxiway
Taxiway é uma faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode rolar (taxiar) de ou para um hangar, terminal ou pista. São frequentemente superfície rígidas, feitas de asfalto ou concreto, embora em aeroportos menores pode-se encontra-las em cascalho ou grama.
Taxiway normal e de saída rápida
Nos aeroportos movimentados encontra-se geralmente taxiways de alta velocidade ou de saída rápida, a fim permitir que a aeronave saia da pista de pouso e decolagem em uma velocidade elevada, permitindo outro avião pousar em um curto espaço de tempo. As taxiways são sinalizadas geralmente com linhas amarelas. Uma linha amarela contínua marca a linha central da taxiway. Os limites da taxiway são marcados com linhas duplas paralelas em amarelo.
Para operações noturnas, as taxiways são balizadas (ilumidadas) geralmente com luzes azuis, para distingui-las das luzes de uma pista de decolagem (brancas/amarelas/vermelhas). Nos aeroportos de grande movimento encontra-se a iluminação verde na linha central da taxiway. Essa iluminação é enterrada, o que permite o trem de pouso do avião rolar sobre as luzes.
As taxiways recebem identificação alfanumérica, exibida em placas pretas e amarelas ao longo delas.

Nenhum comentário: