terça-feira, 6 de setembro de 2016

110 anos de nascimento de Dr. Mário Malzoni - Por Demontier Tenório

     Como forma de homenagem póstuma a quem tanto fez pela saúde de Juazeiro do Norte, o Site Miséria lembra nesta terça-feira a passagem dos 110 anos de nascimento do médico Mário Malzoni. Ele foi um dos fundadores do Hospitais São Lucas e Santo Inácio na terra de Padre Cícero. Doutor Mário Malzoni era mineiro de Guaxupé, onde nasceu no dia 6 de setembro de 1906 sob a proteção do casal Aurélio Malzoni e Carmélia Flora Malzoni, cujo pai era industrial, banqueiro e fazendeiro.

     Aprendeu as primeiras letras com suas irmãs que eram professoras e fez o Curso Primário na Escola Municipal de Guaxupé, onde viveu sua infância entre esta cidade e a fazenda de café do seu pai. O curso secundário foi no Liceu de Muzambinho (MG) e, na juventude, estendeu os passos até Curitiba (PR). Ele serviu no 5º Batalhão da capital paranaense na Revolução de 30 se tornando sargento época em que era acadêmico de Medicina.

       Entretanto, foi na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia que se formou em 1934, ano em que o Padre Cícero no Juazeiro. Dr. Mário Malzoni se especializou em Clínica Geral e Anestesiologia e, logo após a formatura, passou a residir em Juazeiro, onde casou-se com a cratense Ester Pinho Malzoni. Dessa união nasceram: Rita de Cássia, Marister Pinho (Professora), Pedro Jorge Malzoni (Psiquiatra), Marco Aurélio Malzoni (Advogado) e Zenaide Pinho Gonçalves.

Como médico, trabalhou ainda em Missão Velha se tornando diretor do Posto de Saúde Pública. Depois, seguiu à Fortaleza e não demorou o seu retorno a Juazeiro.quando fundou e dirigiu o Posto de Saúde Pública por 35 anos. Na área educacional foi diretor da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro conseguindo a legalização da mesma e foi professor da antiga Escola Normal Rural na Cadeira de Ciências Biológicas.

      No dia 16 de agosto de 1943, fundou a Sociedade de Tisiologia do Ceará e, três anos depois, a Sociedade de São Francisco das Chagas se constituindo no passo inicial para sua maior obra no caso o Hospital e Maternidade São Lucas. No dia 18 de outubro de 1955 ele abria as portas para atender aos mais carentes de Juazeiro, do Cariri e até estados vizinhos. Mário Malzoni trabalhou durante 18 anos no Hospital São Lucas.

       Foi ele o responsável pelas primeiras estatísticas da saúde de Juazeiro as quais remeteu para o Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Quando viu que o São Lucas não atendia mais a demanda, Mário Malzoni se juntou com outros colegas médicos e empresários para fundar o Hospital Santo Inácio, sendo o seu diretor até morrer no dia 22 de dezembro de 1973, vítima de um câncer de vesícula e está sepultado no Cemitério do Socorro.

Nenhum comentário: