quinta-feira, 26 de maio de 2016

LUTO EM JUAZEIRO: Morre aos 90 anos o ex-vereador José Camilo da Silva, pioneiro no ramo lotérico

     
 O ex-vereador José Camilo da Silva morreu aos 90 anos de idade no início da madrugada desta quinta-feira em sua residência na Rua Mário Malzone no bairro Lagoa Seca em Juazeiro do Norte. Há cerca de um mês ele tinha sofrido uma queda quando passou uns dias internado e ficou numa cadeira de rodas. Zé Camilo nasceu no dia 26 dezembro de 1925, filho de Manoel Camilo da Silva (Né Camilo) e Odorília Camilo da Silva e morreu exatamente ao completar 90 anos e meio. Casou em primeiras núpcias  com a professora Heloísa Sobreira Dias Camilo, que foi durante muito tempo diretora do Grupo Escolar Padre Cícero. No tempo em que Juazeiro tinha carnaval animado, o casal se destacou como grandes carnavalescos e, todo ano, Heloisa era escolhida rainha juntamente com o esposo na condição de Rei Momo. Do casamento nasceram: Hélio (Construtor e Agropecuarista), Elba (Médica), Elda (Enfermeira) e Sandra (Advogada). Heloisa morreu  em julho de 1978.  Zé Camilo casou  em segundas núpcias  com “Filó”.

Político e empresário     
      Zé Camilo ingressou na política juazeirense com vitoriosa carreira, sendo eleito por três pleitos consecutivos para a Câmara Municipal, no período de 1959 a 1971. 
      Após deixar a Câmara Municipal, sempre manteve por lá alguém de sua família como foram os casos do primo José Firmino Tenório, o genro Francisco Teles de Menezes, sua prima Solange Tenório Cruz e, por último, o seu filho Helio Camilo. Ele foi pioneiro no ramo lotérico em Juazeiro com as loterias estadual e federal, além de agropecuarista e do ramo imobiliário. Ultimamente, estava construindo dois condomínios no bairro Betolândia em parceria com a Construtora Constantini.
        Um deles terá seu próprio nome e o outro do pai, Né Camilo, que morreu prestes a completar 100 anos. Zé Camilo era irmão do médico e ex-secretário de saúde de Juazeiro, Odílio Camilo da Silva, que faleceu em abril de 2012. 
        Zé Camilo, com seu jeito bonachão e amigável, era um ícone no Bairro do Socorro, onde  residiu por muitos anos num bonito bangalô que depois foi demolido para alargamento da Rua Conceição. 
           O corpo está sendo velado no Anjo da Guarda, onde às 16 h haverá missa, e em seguida ocorrerá o sepultamento no Cemitério do Socorro. (Matéria elaborada com informações do jornalista Demotier Tenório, da Redação do Portal de Juazeiro. Fotos do arquivo  do Portal de Juazeiro e de Sandra Camilo).
MEMÓRIA FOTOGRÁFICA
 




 




Nenhum comentário: