sexta-feira, 23 de outubro de 2015

La Favorita vai deixar saudade, mas se eterniza na história de Juazeiro

Na noite do próximo dia 2 de novembro a tradicional pizzaria La Favorita encerrará suas atividades em Juazeiro do Norte, depois de 32 anos de gloriosa existência. Ao longo dessas mais de três décadas ela marcou uma página na história juazeirense operando com muito profissionalismo e competência nos ramos de gastronomia (sua principal finalidade), social, cultural e de lazer, pois de fato a La Favorita foi tudo isso ao mesmo tempo. Em suas dependências seus assíduos frequentadores tiveram oportunidade de saborear  uma boa pizza, uma suculenta feijoada, desfrutar da variedade do seu self service, ouvir boas músicas ao vivo, assistir a inesquecíveis shows de cantores e humoristas famosos, dançar ao som de músicas de época e participar de eventos programados para alegrar as festas de Natal, Ano Novo,  carnaval, temporadas de Copa do Mundo, disputa de campeonatos brasileiros e até de lançamentos de livros. Por isso é que a La Favorita se incorporou à vida da cidade como sede de grandes eventos além da sua atividade específica que sempre foi a gastronomia. Nenhuma empresa do ramo até hoje fez tanto em Juazeiro quanto ela. Por isso, o encerramento das suas atividades deixa sem dúvida uma lacuna e uma saudade que todos vão ter que suportar. 

Histórico
A pizzaria La Favorita foi fundada por Domingos Mendonça. Logo após concluir seu curso de Administração ele pensou em montar algum negócio em Juazeiro e sua escolha foi a gastronomia, mais particularmente o ramo de pizzaria que despontava como grande sucesso em todo o Brasil.  Com não tinha capital suficiente para bancar o empreendimento sozinho, associou-se a seu irmão Hildeberto Mendonça e Francisco Araújo e assim, em 15 de outubro de 1983, nascia a Pizzaria La Favorita, localizada na Praça Padre Cícero, no cruzamento das Ruas Padre Cícero e Cruzeiro, no prédio histórico onde no passado foi a residência do agropecuarista Doroteu Sobreira. Pelo sabor incomparável da sua pizza e a presteza do atendimento o local tornou-se rapidamente num grande ponto de encontro das famílias juazeirenses. Nos domingos, logo após a missa das 19 horas na Matriz de Nossa Senhora das Dores, suas mesas eram rapidamente ocupadas por imensa multidão. O negócio prosperou além do esperado e assim, Domingos adquiriu suporte financeiro para expandir o negócio sozinho. Fundou uma filial na Rua Leão XIII com São Candido; com a chegada do Cariri Shopping marcou presença lá por um ano e como o local da sede inicial na Praça Padre Cícero já não comportava a grande clientela adquiriu um terreno na Lagoa Seca e lá construiu  uma pizzaria mais ampla e mais confortável, uma verdadeira casa de eventos cujo sucesso a consagrou. Mas a La Favorita não se restringiu apenas a Juazeiro do Norte. Aproveitando a grife do nome ela inaugurou uma espécie de unidade móvel  para marcar presença em outras cidades da redondeza, em eventos especiais. Era desse modo que se fazia presente na festa de Santo Antônio, de Barbalha, e na ExpoCrato, sempre com uma excelente frequência de turistas, políticos e ilustres visitantes como o rei do baião Luiz Gonzaga. Era também uma gratidão aos seus frequentadores dessas cidades que sempre se deslocavam de suas terras de origem para prestigiar a La Favorita em Juazeiro. Assim, durante essas festas tradicionais, em vez de os seus assíduos frequentadores dessas cidades virem a Juazeiro a La Favorita ia para suas cidades, prestigiando os eventos e contemplando seus frequentadores. Também na cidade de Crato Domingos em parceria com o amigo Dr. Marcelo Uchoa fundou outra importante firma, A Choupana. O incremento das atividades passou a exigir uma maior presença da esposa de Domingos. Antes, em virtude de suas atividades como professora pública do Estado e coordenadora da Febemce, Gorete não podia ajudar muito, embora sempre marcasse presença nos feriados e fins de semanas, ajudando na administração do negócio. Mas depois que se aposentou, em 2003, passou a ajudar seu marido agora em tempo integral, porque a La Favorita não era apenas uma pizzaria, mas também um grande centro de gastronomia com restaurante aberto ao público diariamente, com self service e atividades culturais e artísticas. 

Eventos
Ao logo de seus 32 anos de existência a La Favorita teve oportunidade de brindar seus frequentadores com a apresentação de grandes astros da música brasileira, shows com humoristas e música ao vivo com cantores da região, destacando-se entre outros as presenças de Nelson Gonçalves, Antônio Marcos, Paulinho Pedra Azul, Luiz Fidelis, J. Farias, Jevan Siqueira, Melquíades, Marquinhos Jazz e Bossa Nova, Gilliard, Bartô Galeno, Eudes Braga, Guilherme Silva, Cila Braz, Elias de Paula, Miro Wagner, Hugo Linard, Os Águias, Fábio Carneirinho, Ítalo e Reno, Eugênio Leandro, Ciceu, Fran e Felix, Cícero Gnomo, Gildário do Assaré, Alan Duarte, Paulo Façanha, Joãozinho do Exu, Alcimar Monteiro, Muniz Chaves, Caio Doman, Deborah Calou, Claudio Nucci, Patrick Dimon e Carlos Magno, João Martins Som, Banda Arquivo, Originais da Terra, Maninho e Banda, Carlinhos, Bida, Eraldo Fernandes, cover de roberto Carlos e dos Beatles, o violeiro Pedro Bandeira acompanhado de ouros violeiros da região. 
Dentre os humoristas podem ser citados João Cláudio Moreno, Falcão, Zé Modesto, Rosicleia, Meirinha, Shaulin, Spanta, Adamastor, Seu Batista, Paulo Diogenes dentre outros. 
No Natal, Ano Novo, carnaval e Dia da Criança o ambiente era ricamente ornamentado para festejar em grande estilo essas festas tradicionais tão ao gosto das famílias caririenses que compareciam em massa. A feijoada do sábado era muito apreciada. Durante a realização dos jogos do Brasil na Copa do Mundo era lá que os torcedores mais exaltados vibravam com os gols  marcados pela seleção canarinho. E até mesmo nos anos de eleição era lá que os candidatos  comemoravam com seus eleitores a vitória nas urnas. Assim era a La Favorita: um ambiente familiar  onde todos se confraternizavam. Sua ausência vai deixar saudade, mas seu nome brilhará para sempre nas páginas da história de Juazeiro. 

Programação de encerramento
A La Favorita encerrará suas atividades como pizzaria e praça de eventos em 2 de novembro, mas o serf service dominical ficará  funcionando até o fim do ano. 
No dia 24 de outubro haverá um show com Maninho e Banda e Os Águias de Barbalha.
No dia 31  de outubro: Noite com  cantores variados, cada um tocando e cantando seu gênero respectivo.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA
 
 Neste prédio nasceu a La Favorita
 

 


  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 




Um comentário:

Basilio Mlira disse...

O que funcionará no local a partir do ano que vem?