quinta-feira, 23 de julho de 2015

Apontamentos para a história política de Juazeiro do Norte

No momento em que Juazeiro do Norte atinge 104 anos de emancipação política (2015) apresentamos este trabalho mostrando algumas curiosidades históricas sobre a política juazeirense. Este ano a data ocorre com o prefeito eleito, Raimundo Macedo, afastado por ordem judicial, estando no exercício o vice, Luiz Ivan Cruz Bezerra. Por falta de recursos o prefeito em exercício resolveu suspender solenidade envolvendo gastos sem a necessária cobertura, uma medida que foi acatada pela população. 

INICIO DA HISTÓRIA POLÍTICA DE JUAZEIRO 
Cronologicamente a história política de Juazeiro começa no dia  16 de agosto de 1907 com a circulação de  um boletim conclamando a população do povoado  para “uma reunião cívica, sem cor política” em prol da independência do povoado de Juazeiro (ou Joaseiro como era grafado naquela época) desmembrando-se da tutela da cidade do Crato. O boletim apresentava o seguinte teor.   

“BOLETIM. Ao povo de Juazeiro. Domingo próximo, 18 de agosto de 1907, ao meio-dia, realizar-se-á uma reunião cívica, sem cor política, em casa do prestimoso cavalheiro major Joaquim Bezerra de Menezes, devendo tratar-se do engrandecimento desta florescente povoação. É absolutamente desnecessário declarar que a reunião, visando somente um fim patriótico, deve contar com o vosso franco e decidido apoio, pois em falando-se de melhoramento a este torrão abençoado, tão querido, fostes sempre animado pela chama de um acrisolado patriotismo. É chegado o momento de pugnarmos com alta energia e valor pela nossa elevação social, elevando Juazeiro à categoria de Município, aumentando assim a importância de toda zona do Cariri que bem merece os vossos serviços para chegar ao grau de prosperidade de que é digno. Tenhamos confiança no futuro e podemos aguardar os louros de uma esplendente vitória. À reunião. Juazeiro, 16 de agosto de 1907”.

 Há fortes indícios de que o autor do boletim acima foi o padre Alencar Peixoto, que havia chegado ao povoado há poucos dias. 
A reunião referida no boletim acima transcrito aconteceu no dia previsto, mas não teve grande repercussão devido ao pequeno número de participantes, entre os quais  Joaquim Bezerra de Menezes, João Bezerra de Menezes, José André de Figueiredo, Francisco Néri da Costa Morato, Manuel Vitorino, Cincinato Silva, padre Alencar Peixoto e outros. Padre Cícero, nesse primeiro momento, não apareceu.  
Embora tenha sido o pai da ideia de emancipação política e muito ter feito pela sua cidade, Juazeiro até agora não foi grato ao Major Joaquim Bezerra de Menezes. Não existe aqui nenhuma homenagem em seu nome. 
Desanimado com a falta de apoio a sua ideia de emancipação política de Juazeiro o major foi morar no Crato. 

INTENDENTES, INTERVENTORES E PREFEITOS
Durante seus 104 anos de emancipação política o município teve quase cinquenta gestores municipais com as denominações de intendente, interventor e prefeito. Antigamente o gestor municipal era chamado de intendente. Tal denominação permanece até 1930, quando, com a Revolução de 1930 e o início da Era Vargas, cria-se a figura do prefeito e institui-se a "prefeitura". 

O PRIMEIRO INTENDENTE
Padre Cícero
O primeiro gestor municipal de Juazeiro, com o nome de intendente, foi o Padre Cícero Romão Batista, nomeado no dia 3 de outubro de 1911 pelo Presidente do Estado, Cel. Antônio Pinto Nogueira Accioly, cuja posse ocorreu no dia 4 de outubro de 1911. Antigamente os gestores municipais não eram eleitos pelo povo e sim indicados pelo presidente do estado, que depois passaram a ser chamados de governadores. Não existia o cargo de vice-intendente, assim,  quando o intendente se afastava assumia seu secretário de administração ou secretário-geral 






O PRIMEIRO PREFEITO ELEITO
José Geraldo
O prefeito, a partir da Constituição de 1934, passa a ser escolhido pelo povo. Em Juazeiro, oficialmente, o primeiro prefeito eleito foi José Geraldo da Cruz, cujo mandato foi de 29 de março de 1936 a 10 de novembro de 1937. Sendo assim, para falar de acordo com a legislação, Padre Cícero nunca teve o título oficial de prefeito de Juazeiro e sim de intendente.








O PRIMEIRO VICE-PREFEITO
Antônio Ribeiro
O cargo de vice-prefeito só veio aparecer na história política local na eleição de Dr. Antônio Conserva Feitosa (1959) que teve como seu vice-prefeito o empresário Antônio Ribeiro de Melo. Nessa eleição ocorreu um fato inédito na política juazeirense. O candidato a vice-prefeito da chapa adversária, José Gonçalves de Almeida,  não foi eleito, porém teve mais votos do que o candidato a prefeito da sua chapa.

GESTORES COM  MAIS DE UM MANDATO
Padre Cícero, José Geraldo da Cruz, João de Pinho,  Porfírio Lima Filho, Antônio Conserva Feitosa, José Monteiro de Macedo, Mauro Sampaio, Manuel Salviano, Carlos Cruz e Raimundo Macedo.



GESTOR COM  MAIOR TEMPO DE MANDATO: Padre Cícero (de 1911 a 1926)

INTERVENTORES:
Até hoje Juazeiro teve os seguintes interventores: João de Pinho, Zacarias Albuquerque, José Geraldo da Cruz, Cel. Francisco Neri da Costa Morato, Antônio Gonçalves Pita, Possidônio da Silva Bem, Antônio Conserva Feitosa, José de Sousa Menezes, Vicente Bezerra, Porfírio de Lima Filho, José Monteiro de Macedo e Capitãol. Francisco Erivano Cruz.

INTERVENTOR COM MAIOR TEMPO DE MANDADO:
Cel. Antônio Gonçalves Pita. De 11 de novembro de 1937 a 30 de junho de 1943.

INTERVENTOR COM MENOR TEMPO DE MANDATO:
José de Sousa Menezes: apenas oito dias.

GESTOR QUE MAIS VEZES ASSUMIU COMO INTERVENTOR: 
José Geraldo da Cruz: três vezes

PRIMEIRO GESTOR DEPOSTO:
O primeiro gestor deposto da história política de Juazeiro foi justamente o seu primeiro intendente, Padre Cícero Romão Batista. Antigamente era comum o presidente do estado (depois denominado governador) eleito demitir os gestores municipais que não eram do seu partido, substituindo-os por interventores a seu bel prazer. 

GESTORES QUE NÃO ASSUMIRAM: 
José André de Figueiredo, Alfeu Ribeiro Aboim, José Ferreira de Menezes. 
José André não assumiu por motivo nunca esclarecido, embora tenham surgidos fortes indícios de que foi obra de Dr. Floro Bartholomeu da Costa. Alfeu Ribeiro Aboim não assumiu porque mudou de partido logo após a eleição, tendo recebido forte demonstração de repúdio da população. Amedrontado, preferiu renunciar. José Ferreira de Meneses foi eleito, mas impedido de assumir em virtude da Revolução de 30. 

VICE-PREFEITO QUE ASSUMIU MAIS VEZES: José Teófilo Machado, como vice de Humberto Bezerra e de Mauro Sampaio. 
José Roberto Celestino como vice de Santana também assumiu muitas vezes, mas dentro do mesmo mandato. 

VICE-PREFEITO QUE  SE ELEGEU PREFEITO: Até hoje somente Raimundo Macedo.

MÉDICOS PREFEITOS: Até hoje Juazeiro teve oito prefeito médicos: Possidônio da Silva Bem, Antônio Conserva Feitosa, Mauro Castelo Branco Sampaio, Mozart Cardoso de Alencar, Manuel Salviano Sobrinho, Ailton Gomes de Alencar, Raimundo Macedo e Manuel Santana.


         CÂMARA MUNICIPAL
Os primeiros vereadores de Juazeiro, quando ainda não existia oficialmente o nome de Câmara Municipal e sim de Conselho Municipal, foram: Major Fenelon Gonçalves Pita, João Bezerra de Menezes, José Eleutério de Figueiredo, Raimundo Nonato de Oliveira, Tenente-coronel Cicinato José da Silva, Manoel Vitorino da Silva, Ernesto Rabelo e Cel. Fausto da Costa Guimarães. 

O primeiro presidente da Câmara Municipal de Juazeiro ainda com o nome de Conselho Municipal foi Dr. Floro Bartholomeu da Costa. Essa informação, porém, carece de confirmação oficial. Dr. Floro não deixou nenhum escrito em que menciona sua passagem pela Câmara Municipal. 

Os presidentes que exerceram o maior número de mandato foram José Alves de Souza (Cazuza Alves), Raimundo Sá e Sousa e José de Amélia Junior que  foram  eleitos 3 vezes cada um. 

Solange Cruz
A primeira mulher presidente foi Solange Tenório Cruz, eleita para o período 1995/96.












Dona Guidinha e Irmã Neli
As primeiras vereadoras eleitas foram Irmã Neli Sobreira e Margarida Pereira Lima, mais conhecida como Dona Guidinha, uma parteira de renome. Ambas foram eleitas para o período 1948/50. Mas Irmã Neli afastou-se do cargo para seguir a carreira religiosa em que está até hoje. Dona Guidinha continuou e exerceu dois mandatos. 

O vereador que teve maior número de mandatos foi: Raimundo Sá e Sousa, exatamente 11 legislaturas em 46 anos de exercício. Se tivesse sido eleito para mais um mandato teria completado 50 anos como vereador. 

Vereadores que conseguiram se eleger prefeito: João Bezerra de Menezes, José Eleutério de Figueiredo,  Orlando Bezerra de Menezes, Mozart Cardoso de Alencar, Carlos Cruz  e Manuel Santana

OUTRAS CURIOSIDADES POLÍTICAS DE JUAZEIRO
Adauto, Xavier e Humberto
O primeiro deputado estadual filho de Juazeiro foi  Cel. Adauto Bezerra de Menezes.
O primeiro deputado federal filho de Juazeiro foi o Dr. Antônio Xavier de Oliveira, mas foi eleito pelo Rio de Janeiro. O primeiro deputado federal filho de Juazeiro eleito por sua terra natal foi Cel. Humberto Bezerra de Menezes.





Alacoque e Gorete
A primeira mulher filha de Juazeiro a exercer o cargo de senador foi a professora Maria Alacoque Bezerra de Menezes.
A primeira mulher filha de Juazeiro a se eleger deputada estadual e também deputada federal foi a Dra. Gorete Pereira. 







Dr. Floro
O primeiro deputado estadual e também deputado federal representante de Juazeiro foi Dr. Floro Bartholomeu da Costa. Ele era baiano. 

Até hoje nenhuma mulher se elegeu para o cargo de prefeito de Juazeiro. A vereadora Solange Tenório quando presidente da Câmara Municipal assumiu interinamente o cargo de prefeita de Juazeiro no governo de Manuel Salviano.

Nenhum comentário: