terça-feira, 7 de julho de 2015

Biblioteca Pública de Juazeiro completará 50 anos no próximo dia 22 de julho

O cinquentenário da Biblioteca Pública Municipal Possidônio da Silva Bem será lembrado no próximo dia 22 de julho em Juazeiro do Norte. Ela foi inaugurada no ano de 1965 pelo então prefeito, José Teófilo Machado  que estava no exercício da função porque o prefeito eleito, Capitão Humberto Bezerra, havia se afastado para conclusão de um  curso de oficial superior do Exército. A biblioteca foi construída ao lado da antiga Quadra João Cornélio nas imediações da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Coube ao advogado José Carlos Pimentel a tarefa de ser o primeiro bibliotecário, sendo que, atualmente, ela é dirigida pela professora Maria Stela Inácio de Sales. Durante a administração de Pimentel ele idealizou em pôs em prática uma excelente campanha de incentivo à leitura a qual foi denominada de Promoções HB.  
Na gestão do prefeito interino Cazuza Alves (1970/71) a mesma foi transferida para o primeiro andar do prédio da prefeitura. Todavia, não demorou a conquistar a sua sede própria o que ocorreu pelas mãos do prefeito Ailton Gomes de Alencar inaugurando-a no dia 22 de julho de 1978. Para edificar a obra teve os apoios dos deputados federais Mauro Sampaio e Humberto Bezerra, dos deputados estaduais Orlando Bezerra e Deusimar Maciel e do então governador Valdemar de Alcântara.
A diretora Stela Inácio de Sales historiou que, ao longo dessas cinco décadas, a biblioteca desenvolveu e ainda desenvolve importantes projetos voltados para a história de Juazeiro, o seu fundador Padre Cícero e em prol da cultura local. Como acrescentou, ela possui importante acervo e, todos os dias, recebe um número significativo de usuários dentre estudantes, pesquisadores e amantes da leitura. A mesma funciona no primeiro quarteirão da Rua Santo Agostinho no centro de Juazeiro.

Nenhum comentário: