terça-feira, 7 de janeiro de 2014

NOSSA SENHORA MÃE DO NORDESTE

Desde o domingo, dia 5, o visitante da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores pode encontrar no altar de Santa Terezinha, ao lado do altar-mor, devidamente entronizada, a imagem de Nossa Senhora Mãe do Nordeste. Foi um gesto do Pe. Valdiran Ferreira dos Santos, ao final missa das 9:00h. O Pe. Valdiran, alagoano, hoje residente em São Paulo, trouxe a imagem e fez a doação diretamente ao Pároco Pe. Joaquim Cláudio. Padre Valdiran Ferreira dos Santos nasceu em Arapiraca, nos anos 70, filho de Seu João Paulo e Dona Iracilda. Um menino que ficava perambulando por ruas e igrejas; conduzia bem uma oração, visitava hospitais e dava apoio para os mais necessitados da região, comia o que achava e repartia o que ganhava com os pobres. A população de Arapiraca mal sabia que ali, nas terras gretadas do sertão, estava se moldando a vocação do Padre Valdiran Ferreira dos Santos, que hoje trabalha em São Paulo, cuidando dos migrantes nordestinos na cidade e dos doentes e mais necessitados. Aos dozes anos resolveu ser missionário. De Arapiraca foi para Pernambuco, ali morou onze anos no Morro Bom Jesus, uma favela enorme. Alugou um barraco e transformou em escola. O salário que ganhava era gasto com comida para ele e alguns meninos de rua que abrigava, e nas prestações de um barraco, que comprou e transformou em centro polivalente: hospital, escola, igreja e até cadeia. A escola com 180 crianças, além dos adultos. Com sua ajuda a população começou a se organizar, lutar por saneamento básico. Padre Valdiran foi ameaçado, mas nunca desistiu de sua luta e de seus ideais. Ingressou numa congregação missionária, depois cursou Filosofia em Recife/PE, trabalhou um ano como noviço em Marabá, no sul do Pará, em contato direto com os povos da Floresta. Se transferiu para São Paulo e foi ordenado Padre em 1997, numa celebração com chapéu de palha e mandacarus no altar. Desde 1994, Padre Valdiran trabalha com o Serviço Pastoral dos Migrantes. Já foi Pároco da Igreja Cristo Rei e da São Luis Maria Monfort. Agora com a benção de Deus atua na Paróquia Santa Terezinha da Região Brasilândia. Um grande teólogo, escritor e compositor. Fundou a Fraternidade Missionária de Emaus, que trabalha com jovens, pobres e migrantes. Profundamente apaixonado por Jesus de Nazaré, não esquece os grandes heróis do povo nordestino. Sua lista é grande: Padre Cícero, Antônio Conselheiro, Irmã Dulce, Dom Helder Câmara.  (Renato Casimiro)

3 comentários:

Antonio Luiz Macêdo disse...

DANIEL,
INICIATIVA MARAVILHOSA. TEOLOGICAMENTE FALANDO,MARIA É FILHA DE JOAQUIM E ANA, MAS NÃO TRAZ NENHUM SOBRENOME. SABE O POR QUÊ? ELA ACEITA E FICA FELIZ COM O SOBRENOME QUE DERMOS A ELA.

EU FICO IMAGINANDO AQUI A SUA ALEGRIA NO CÉU, RECEBENDO ESTE TÍTULO "NOSSA SENHORA DO NORDESTE". A VIRGEM DOS POBRES, DOS MARGINALIZADOS, DOS QUE PASSAM FOME, DOS QUE PERDERAM A COLHEITA PORQUE NÃO CHOVEU, DOS NORDESTINOS CANSADOS, FATIGADOS, MAS NUNCA DESESPERANÇADOS.

ESTA IMAGEM ESTÁ REPRESENTATIVAMENTE PERFEITA. ERA ASSIM QUE MARIA BUSCAVA ÁGUA NA FONTE PARA MATAR A SEDE DA FAMÍLIA DE NAZARÉ, SEGURANDO NA MÃO DE JESUS. A PARTIR DE AGORA, O NORDESTINO TEM A OPUTRA MÃO DA VIRGEM PARA SEGURAR. E O TRIO DA FÉ RESPLANDECERÁ: JESUS, NOSSA SENHORA DO NORDESTE E O "NORDESTINO, QUE É, ANTES DE TUDO, UM FORTE.

EM CRISTO.
POR MARIA ATÉ JESUS.

Anônimo disse...

Todo apoio à nosso Padre Valdiran que atua nas periferias de São Paulo, junto ao povo nordestino e aos jovens! Nossa Senhora dos Migrantes, rogai por nós!

Anônimo disse...

Parabéns Pai, que Deus lhe abençoe grandemente, e continua lhe dando discernimento a cada dia de sua vida. Abraços.
A paz de Cristo!

Att: Rafael Gonzaga dos Santos