domingo, 9 de setembro de 2012

Os 100 Anos de Dona Toinha Grangeiro




Realizou-se ontem à noite a celebração oficial dos cem anos de nascimento da senhora Antônia Grangeiro Pereira (mais conhecida como Dona Toinha), viúva do Sr. José Pereira Gil (Zegil), empresário, proprietário da conhecida Farmácia Padre Cícero e depois Perfumaria Padre Cícero. A data de nascimento da feliz aniversariante é 5 de setembro, mas as comemorações oficiais aconteceram ontem com a celebração de uma missa na igreja da Paróquia de São José, no Limoeiro, celebrada pelo Pe.  Adelino Dantas, logo depois  uma confraternização seguida de jantar no Buffet Parabéns, reunindo familiares e amigos.
Dona Toinha nasceu em Missão Velha, Ceará, sendo a terceira de sete irmãos. E aqui vem uma curiosidade e feliz coincidência: juntando todos os descendentes e mais genros e noras chega-se também ao número cem, sendo 15 filhos, 31 netos, 35 bisnetos, 7 tataranetos, 5 noras e 7 genros.
Abaixo mostramos dois flagrantes do jantar e a  homenagem escrita por sua filha Gilvani (Ny) especialmente para o evento


MENSAGEM ESPECIAL - Gilvani (Ny)

Hoje estamos celebrando a vida, porém não deixamos de lembrar daqueles que já não estão fisicamente aqui, mas certamente, como espírito de luz que são, estão compartilhando dessa festa que também é deles: Papai, e os nossos irmãos Gilda, Getúlio e Gil.
Também lembramos, com muito carinho, dos tios Lourdinha, Zuca, João, Santa e Totonho, irmãos de mamãe, que estão juntos de Deus.
Falar sobre mamãe é tão fácil quanto reconhecer a competência com que ela exerce os papéis sociais de mulher, esposa, mãe, avó e amiga.
Quem com ela convive, tem a chance de testemunhar, a todo instante, a sua habilidade emocional de dar encaminhamentos a qualquer problema que se avolume. A paciência, a sabedoria e a serenidade com que compreende as tortuosidades da vida são suas marcas registradas e, creio eu, o que justifica a sua longevidade.
Ah, se eu pudesse eternizá-la fisicamente entre nós!
Como esposa, o zelo e a dedicação que teve por papai traduziu-se nos 65 anos de casados bem vividos e comemorados até as Bodas de Platina.
Sua contribuição para o bem estar da família foi muito além das tarefas domésticas, mesmo com tantos afazeres, todas as noites ia com papai fazer serão na farmácia de nossa propriedade. E ia com alegria cumprir o tão necessário desdobramento feminino.
É impressionante como mamãe semeia a concórdia; ela trava uma batalha maternal constante para manter todos em harmonia. Ainda hoje se preocupa com cada um que chega por perto, uma comida preferida de um, um cuidado mais de perto para outro, e assim vai mantendo o movimento para ver a união brotar em toda a família.
No papel de educadora, foi reta e coerente com os propósitos familiares. Com a compreensão do valor da educação e o que ela representa para a formação de uma pessoa, foi, junto com papai, e continua sendo, uma grande estimuladora, e com esse ensejo positivo ofereceu a todos as mesmas oportunidades, incentivou a cada um de nós a fazer as nossas escolhas e a seguir os nossos caminhos. Sob sua bênção, é claro!
E por falar em bênção, mamãe tem uma forma muito própria de bendizer que para mim funciona como um bálsamo. O seu sincero "Deus te faça feliz", dito em todas as vezes que lhe peço a bênção, ecoa como uma ordem para o meu cérebro, e quem conhece a psicologia positiva sabe perfeitamente o que esse mantra significa para o inconsciente. Essa é mais uma forma de revelar a sua sabedoria. Obrigada, mamãe!
No seu papel de mãe, é inteiramente dedicada à família, abundante na sua amizade, farta no seu apoio e muito generosa com o seu afeto. Vale lembrar que nunca deixou de amparar nossos passos e nossas vidas e, sabiamente soube respeitar as decisões de cada um de nós. Nessa missão, conduziu com muita propriedade essa instituição divina chamada família, e foi responsável pelo desenvolvimento de nossos valores humanos e cristãos.
É grandiosa a sua capacidade de entender e bem receber as ofertas da vida; boas ou ruins, desejadas ou indesejadas, prendas ou perdas, quando acontecem, abre o coração, aceita que isso faz parte da vida, e sabiamente diz: "É preciso ter paciência até quando Deus quiser." Jamais a vi revoltada, nem no momento de grandes perdas como a morte dos filhos.
Reunir tantas qualidades é o que a faz singular.
Você é uma joia rara, mamãe. Ser sua filha é uma grande felicidade.
Ah, se todas as mães tivessem a sua modelagem, e se todo(a)s os filhos(as) tivessem o privilégio de tê-la como mãe!
Ser sua filha é o máximo!
Outra mãe eu não queria!
Digo com toda verdade
Ser como você, bem queria.
É meu chão, é minha vida.
Quero pro mundo gritar...
Você é minha alegria!
Somos reconhecidos de que a senhora não nos deu só a vida, a senhora nos deu coração e mente, e participou desde o princípio da modelagem dos nossos caminhos e com muito apoio nos proporcionou segui-los.
Esta mensagem é a mais sincera expressão da gratidão que todos nós, filhos e filhas, temos pela senhora.
Agradecemos a Deus por nos agraciar com essa mãe maravilhosa. Parabéns por esse dia tão grandioso para nós. Um beijo no seu coração, de todos os filhos.


(Leaim mais sobre Dona Toinha na COLUNA DE NEUMA)

Nenhum comentário: