sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Juazeiro do Norte participa no sábado de evento Internacional de observação astronômica


Sábado, dia 22 de setembro, a cidade de Juazeiro do Norte, no sul cearense, participará do evento de proporções globais  "International Observe the Moon Night" - http://www.lpi.usra.edu/observethemoonnight/  ou "Noite Internacional de Observação da Lua", que envolverá toda a comunidade astronômica profissional  e amadora, entusiastas da exploração espacial e o público em geral numa noite voltada exclusivamente para a observação do nosso satélite, para o compartilhamento  do atual conhecimento científico do astro e para homenagear Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar em solo lunar e que faleceu no último 25 de agosto.

Observações públicas com telescópios, palestras, exposições, apresentação temática em sala de aula e até mesmo eventos onlines que proporcionarão oportunidades únicas para a sensibilização do público, desmistificação da Astronomia, e que  inspirararão os jovens para a ciência estarão sendo realizados simultaneamente, nesse sábado, em todo o mundo.

O evento é idealizado pela Astronomical Society of the Pacific &  NASA Night Sky Network (com membros em 70 países), EU-Universe Awareness (divisão europeia do programa UNAWE global), Google Lunar X Prize (competição financiada pelo Google que objetiva desafiar e inspirar os engenheiros e empresários de todo o mundo para desenvolver métodos de baixo custo da exploração espacial robótica), Lunar and Planetary Institute ( instituto de pesquisa que fornece serviços de suporte para a NASA e para a comunidade de ciência planetária, gerido pela Universities Space Research Association -USRA), Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer, Lunar Quest Office (programa da NASA Marshall Space Flight Center), Lunar Reconnaissance Orbiter Education and Public Outreach, Moon Mappers e NASA Lunar Science Institute (NLSI).

Comemorações em Juazeiro do Norte
O Núcleo de Astronomia do IFCE, Campus Juazeiro, única instituição astronômica do Ceará cadastrada no evento internacional (ver todas as participações em: http://observethemoonnight.org/getInvolved/host.shtml ), e uma das duas únicas em todo o Nordeste do Brasil, com  a colaboração da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP conclama a população de Juazeiro do Norte e de cidades vizinhas a celebrar com todos os povos da Terra a partir das 18h30 deste sábado, dia 22 de setembro, na Praça Feijó de Sá (antiga Praça do Giradouro) a nossa companheira celestial - a Lua.


Dois telescópios do Núcleo de Astronomia, um deles motorizado, estarão a disposição do público para mostrarem os mares secos, as gigantescas montanhas, os cannyons e uma grande variedade de crateras desse mundo próximo.

Traga sua família e amigos e venha fazer parte, sob a mesma Lua (tema do evento) dessa noite divertida de exploração e de aprendizagem.
Se possuir, traga também seu equipamento de observação (binóculos, lunetas ou telescópios) para compartilha-lo... A "Noite Internacional de Observação da Lua"  é uma noite de confraternização!

IMPORTANTE:  A sessão de observação dependerá das boas condições atmosféricas. O evento será cancelado em caso de ocorrência  de chuva, mau tempo ou céu totalmente nublado.

Obrigado à todos!
Valmir Martins de Morais
N-ASTRO/ FUNCAP
Núcleo de Astronomia - http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/index.php
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil

Nenhum comentário: