quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Inventur aponta Juazeiro como caldeirão de fé, cultura e trabalho

Inventur aponta Juazeiro como caldeirão de fé, cultura e trabalho
O município de Juazeiro do Norte é um imenso caldeirão de fé, cultura e trabalho. Essa foi a conclusão dos professores e alunos do curso de Turismo do IFET (Instituto Federal de Educação e Tecnologia) responsáveis pela elaboração do Inventur – Inventário da Oferta Turística – do município. Na manhã desta quarta-feira, no auditório do Panorama Hotel, eles apresentaram o resultado desse trabalho que se iniciou no mês de maio percorrendo quase toda cidade e algumas localidades da zona rural.
O encontro reuniu o vice-prefeito, José Roberto Celestino, diversos secretários municipais, vereadores, empresários e profissionais liberais para ouvir a exposição coordenada pela professora Ione Chaves. O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, definiu o Inventur como um banco de dados com informações sobre a oferta turística do município, credenciando Juazeiro a poder pleitear recursos federais para o setor de turismo.
O resultado desse trabalho de pesquisa, que durou oito meses, está condensado em cinco volumosos cadernos e vai ser disponibilizado no Site do Ministério do Turismo. Zé Carlos fez questão de ressaltar o apoio concedido pelo prefeito Manoel Santana na elaboração do Inventur que é uma determinação da nova lei nacional do turismo. Segundo a professora Ione Chaves, a confecção do inventário obedeceu a toda uma metodologia própria do Ministério do Turismo.
Da mesma forma como foi o trabalho de campo, ela dividiu a apresentação em módulos e os alunos do curso de Turismo do IFET se revezaram na mostra do material aos presentes. Dentre os itens, as informações básicas como de infraestrutura de apoio turístico, serviços e equipamentos turísticos, além dos atrativos oferecidos no município nos mais variados setores. Para a professora Ione Chaves, trata-se de um diagnóstico amplo que vai oferecer condições de provocar debates no sentido da busca de um melhor planejamento para o turismo.(Demontier Tenório)

Nenhum comentário: