sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trabalhos e citações sobre Padre Cícero em simpósio internacional no Mato Grosso

O Secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, e o diretor da Setur, Daniel Walker, retornaram satisfeitos de Campo Grande (MS) onde participaram do III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. Além de alguns trabalhos apresentados, diversos conferencistas fizeram menções à figura do Padre Cícero Romão Batista. Já os kits levados pelos juazeirenses foram bem aceitos e procurados, principalmente os botons com a imagem do sacerdote.
Os dois perceberam o interesse dos palestrantes com os quais conversaram em conhecer e aprofundar mais os conhecimentos sobre a história do religioso e das romarias que acontecem em Juazeiro. "Deu para sentir o quanto o Padre Cícero é querido pelo país afora", disse Zé Carlos acrescentando ter convidado vários deles para uma visita ao município e a participação no Seminário Romaria e Turismo em Juazeiro do Norte, que a Setur promoverá no período de 19 a 22 de agosto, no Memorial.
Os representantes juazeirenses confessaram surpresa ao percorrer Campo Grande e encontrar lojas de souvenirs com estatuetas do "Padim" expostas à venda e saber que tem boa procura. Outra surpresa foi a do Secretário de Turismo, José Carlos dos Santos, quanto a atenção que lhe fora dada pela platéia ao apresentar o trabalho "Juazeiro do Padre Cícero: um Centro de Peregrinação Nordestina no Oásis do Cariri. O conteúdo foi inserido nos anais do Simpósio realizado de 21 a 24 de abril em Campo Grande (MS).
REFERÊNCIAS - Um dos primeiros conferencistas a citar o Padre Cícero foi o historiador e deputado federal José Cláudio, de Salvador (BA), que falou sobre a "Devoção popular e a riqueza exvotiva nas salas de milagres dos santuários brasileiros". Na sua palestra citou a Casa dos Milagres em Juazeiro e a exposição permanente no Museu Vivo de Padre Cícero. Outro palestrante de Araraquara (SP) abordou o tema: "Transformações culturais na sociedade contemporânea e a resignificação da religiosidade popular em Juazeiro do Norte".
O mestrando da Universidade Federal da Paraíba, Roberto Barros Dias, é de Campina Grande e falou sobre "A república católica na Paraíba humanizada". No momento em que cita as proibições da Igreja, ele fez menções ao caso de Padre Cícero no Ceará que continua punido. Já o doutorando pela PUC (Pontífice Universidade Católica) de São Paulo, Marcelo Oliveira, considerou o Padre Cícero um "santo popular" na sua palestra "As curvas na estrada do Santo" que aborda a figura de São Francisco.
Outro conferencista que fez menções ao sacerdote juazeirense foi o estudante Robson Gomes Filho da Universidade Estadual de Goiás. Ele é de Trindade (GO) e comparou a ação evangelizadora de Padre Cícero com a do Padre Pelágio no combate ao mal. O tema da sua palestra foi "Entre a bruxa e o sacerdote: a manipulação do sagrado em Goiás". Os professores Zé Carlos e Daniel avisaram que, agora, as atenções se voltarão em relação ao seminário local previsto para o mês de agosto. (Demontier Tenório. A foto mostra o momento em que o Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, apresentava seu trabalho no simpósio)

Nenhum comentário: