domingo, 17 de maio de 2009

MEMORIAL PROMOVE SEMANA DO MUSEU

Nesta segunda-feira (18) acontece o Dia Internacional do Museu e, pela primeira vez, o Memorial Padre Cícero promoverá atos para marcar a data durante uma semana inteira. É o que informa a presidente da fundação, Maria do Carmo Costa (foto), acrescentando que o município de Juazeiro do Norte se insere na programação da VII Semana Nacional do Museu. No caso local é a I Semana do Memorial Padre Cícero – Museu e Turismo.
Ela e o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, vão abrir a programação às 15 horas desta segunda-feira instalando a exposição fotográfica “Pontos turísticos de Juazeiro ontem e hoje”. A mostra reúne uma série de fotografias históricas e atuais do município e ficará aberta ao público durante a semana no hall de entrada do Memorial Padre Cícero. A diretora Maria do Carmo diz que uma das intenções é estimular a visitação das pessoas, principalmente alunos, aos museus existentes em Juazeiro.
No caso do Memorial, são centenas de objetos que foram de uso pessoal do Padre Cícero (fotos), além de fotografias da época e uma biblioteca reunindo dezenas de livros sobre o sacerdote. A programação terá seqüência às 19 horas de terça-feira (19) com uma palestra no auditório. A professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Rosemary Matos, vai falar sobre o tema: “Arranjo produtivo do turismo religioso em Juazeiro do Norte”.
MUSEU VIRTUAL - Durante a quarta-feira, além das visitas à exposição, haverá uma oficina sobre “Museu virtual” compreendendo o horário das 9 às 17 horas. Na quinta-feira, dia 21, as 19 horas, o também professor da Urca, Marcos Eliano Tavares Ribeiro, proferirá palestra sobre “Economia do Turismo”. A programação será encerrada na sexta-feira com artes cênicas e a exibição de “Estórias que o povo conta”.
Antes, às 14 horas, haverá um debate sobre turismo na região do Cariri no programa A Tarde é Nossa apresentado por Marleide Duarte na TV Verde Vale. Participarão do mesmo, o secretário de turismo, José Carlos dos Santos e os diretores da Setur, Daniel Walker e Renato Dantas. A presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo, está na expectativa de um bom comparecimento de público aos eventos da Semana do Museu. (Demontier Tenório)

Nenhum comentário: