segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lançada a programação da festa pelos 100 anos da Imprensa de Juazeiro do Norte

A programação da festa pelos 100 anos da Imprensa de Juazeiro do Norte, marcada para o dia 18 de julho próximo no Centro Cultural do BNB Cariri, foi lançada na manhã desta segunda-feira no auditório do Panorama Hotel. O marco inicial para essa data foi a entrada em circulação do Jornal O Rebate no dia 18 de julho de 1909 o qual tinha o definido objetivo de pugnar pela emancipação política de Juazeiro. O lançamento reuniu grande número de membros da imprensa regional.
Na oportunidade, o prefeito Manoel Santana; o vice, José Roberto Celestino, e o presidente da comissão organizadora da festa do centenário de Juazeiro, Geraldo Barbosa, descerraram um quadro contendo a edição recuperada do primeiro número do Rebate. A programação foi apresentada pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, seguido pelo presidente da Comissão, Geraldo Barbosa, que fez um relato histórico da independência de Juazeiro.
A festa pelos 100 anos da Imprensa de Juazeiro conta com o apoio do Banco do Nordeste conquistado por meio do professor aposentado da UFC e pesquisador, Renato Casimiro. Ele proferiu uma palestra para os presentes e apresentou diversos exemplares relacionados com os 284 jornais que circularam na cidade ao longo destes 100 anos. Com relação ao Rebate disse que o mesmo representou um fato de extrema relevância e sendo o mais importante de todos estes impressos em Juazeiro.
Durante dois anos, ele circulou mensalmente chegando a 104 edições e um total de 416 páginas somente deixando de fazê-lo no dia 13 de agosto de 1911 quando o objetivo da emancipação já havia sido conquistado. Renato considerou o jornal até como uma manifestação das artes por conta das dificuldades para imprimir o periódico num vilarejo. Para o dia 18 de julho, no CCBNB, haverá uma exposição retrospectiva da imprensa escrita local que pretende torná-la itinerante levando-a às escolas.
Além disso, está sendo editado um catálogo para ser distribuído e mais 5 mil exemplares da primeira edição de O Rebate. Haverá, também, momentos de palestras e a entrega de um DVD com a coleção completa de O Rebate digitalizada. Renato Casimiro diz acreditar que o cordel em Juazeiro igualmente nasceu com esse jornal, através das poesias de Leandro Gomes de Barros ali publicadas, a exemplo da própria xilogravura.
O prefeito Manoel Santana encerrou a solenidade anunciando todo o apoio ao trabalho da comissão que organiza a festa do centenário juazeirense. Avisou que está discutindo com o Secretário de Finanças, Fábio Palácio, a possibilidade da destinação de um percentual do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para esses preparativos. Santana considerou a palestra de Casimiro como uma aula histórica que mostrou a grandeza de Juazeiro refletida através da Imprensa. (Fotos e texto de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: