terça-feira, 23 de dezembro de 2008

GLOBO RURAL DÁ DESTAQUE A CONSTRUÇÃO DE BARRAGINHAS EM JUAZEIRO

Agricultores do Ceará estão se beneficiando com a construção de barraginhas. Em Juazeiro do Norte, quem apostou na tecnologia está satisfeito.

Na região sul do Ceará já é possível encontrar em muitas áreas rurais as barraginhas. São mini-açudes construídos em forma de meia-lua com 15 metros de diâmetro e dois metros de profundidade.

A função das barraginhas é armazenar a água da chuva, que fica infiltrada na terra. Outra vantagem é conter o processo erosivo e vão alimentar o lençol freático tornando a terra úmida e agricultável.

“A água infiltrada no lençol freático deixa a área mais úmida por mais tempo após o período chuvoso”, explicou Erivaldo Figueiredo, coordenador do Núcleo Agrário da Fundação Mussambê.

Na propriedade do criador Evilásio Anísio de Sousa foram feitas cinco barraginhas no início do ano. Para o produtor foi fácil perceber a diferença. O cacimbão, que em períodos de estiagem ameaçava secar, ficou cheio o ano inteiro.

Para o agricultor Adalberto Laranjeira a maior vantagem das barraginhas foi a umidade do solo. Toda a plantação de frutas ficou verdinha, mesmo no período de seca.

Em 2008, oitocentas e trinta barraginhas foram instaladas em cinco municípios da região sul do Ceará. A idéia deu certo e em 2009 a previsão é de construir pelo menos mil barraginhas não só no Ceará.

O projeto de construção de barraginhas foi desenvolvido pela Embrapa, recebeu recursos de instituições públicas e privadas. No Ceará foi implantado pela Fundação Mussambê.

De acordo com a Embrapa, o custo para construir uma barraginha é, em média, de R$ 200,00.
Fonte: http://globoruraltv.globo.com

Nenhum comentário: