quinta-feira, 3 de julho de 2008

ORQUESTRA DE MATO GROSSO EM JUAZEIRO



A turnê Sonora Brasil, que desde o mês de abril leva a Orquestra do Estado de Mato Grosso para 78 cidades, em 22 estados brasileiros, traz o conjunto ao estado do Ceará pela primeira vez. No início da semana a Orquestra já se apresentou em Fortaleza, Sobral e Iguatú. Nesta sexta-feira, 04 de julho, o conjunto exibe sua música no Teatro do SESC Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, às 20 horas, antes de seguir para sua última apresentação no estado do Ceará, Crato [05 de julho].

A turnê que terá a duração de 90 dias, apresenta um repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, em adaptações do maestro da Orquestra, Leandro Carvalho. A obra de Heitor Villa-Lobos foi escolhida em razão dos 50 anos da morte do compositor brasileiro mais ilustre.

O Projeto Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais, é uma iniciativa do Sesc Nacional que tem como proposta a formação de ouvintes em música, levando a informação musical a diferentes pontos do país.

Para Leandro Carvalho, maestro da Orquestra de Mato Grosso, a turnê é uma espécie de devolução do trabalho de Villa-Lobos para o Brasil. "Vamos percorrer praticamente todo o país, do litoral ao interior, atravessando regiões não só geográficas, mas também culturais, entrando em contato com esse universo riquíssimo que Villa-Lobos se debruçou ao longo da vida e que inspirou suas obras".

Todas as etapas da viagem podem ser acompanhadas por um blog que os membros da Orquestra criaram para a turnê. Turnê que já esteve no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá e Amazonas. Depois do Ceará, a Orquestra ainda passa pela Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e termina na Bahia. O endereço do blog, onde podem ser encontrados relatos das apresentações pelas cidades por onde passou a Orquestra é www.sonoraorquestramt.blogspot.com

O maestro Leandro Carvalho afirma que o público poderá sentir de perto um grupo que está fazendo concertos praticamente todos os dias. "A sintonia não poderá estar mais fina" garantiu o maestro Leandro Carvalho.

O maestro Leandro afirmou ainda que os frutos dessa turnê semearão num futuro próximo. "É a maior turnê que uma Orquestra brasileira já realizou! E ainda por cima, tocando a obra de nosso maior gênio, Heitor Villa-Lobos. As futuras gerações lembrarão desta epópeia que ficará marcada na história de nosso país" concluiu.

Entre os dez - Leandro Carvalho foi apontado como um dos dez artistas de maior importância na música clássica da década. O responsável pela indicação foi o Anuário Viva Música 2008, periódico editado anualmente pela revista de mesmo nome, especializado em música clássica e considerado a mais importante publicação do setor.

Na lista, estão nomes como os dos maestros Roberto Minczuk, Isaac Karabtchevsky e John Neschling, atual regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a maior do país. Também presentes, Alex Klein, ganhador de um prêmio Grammy em 2002, o pianista Nelson Freire e o violoncelista Antonio Meneses, considerado um dos maiores do mundo.

Aos 32 anos, Leandro é o mais jovem músico na lista que conta com artistas de carreiras já consolidadas e bem conhecidas do público e da mídia, e o único a residir e a desenvolver suas atividades fora dos grandes centros. Expandindo as fronteiras da música erudita no interior do país, num Estado mais conhecido pela produção agropecuária e pelos problemas ambientais, o trabalho do maestro a frente da Orquestra do Estado de Mato Grosso contribuiu decididamente para esta indicação.

O que faz da sua experiência algo único no país é a soma de empreendedorismo e sensibilidade na formação de um grupo de músicos profissionais de diversas origens, dispostos a investir no projeto da consolidação de uma Orquestra com alto nível técnico e artístico, comprometida com a transformação social e a valorização das referências culturais da região.

Ainda em 2008 - A turnê marca um ano importante para a Orquestra do Estado de Mato Grosso que, em 2008, deverá realizar 142 concertos, sendo que 90 deles fora do estado. Além dos concertos do projeto Sonora Brasil, a Orquestra do Estado de Mato Grosso também foi convidada para a turnê comemorativa aos 90 anos do Grupo Votorantim.

Entre agosto a novembro, o grupo tocará obras de Stravinsky e de compositores brasileiros em quinze cidades do Centro Oeste e Nordeste do país. Todos os espetáculos da turnê "Concertos pelo Brasil/Votorantim" terão entrada franca.

Um comentário:

Antonio Luiz Macêdo disse...

Sonora Brasil, Sonora
Nos ouvidos desse povo,
Já é tempo, faz-se a hora,
É começo de renôvo,
Os bemóis e sustenidos
Fazem música de novo.

Antonio Luiz Macêdo